quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Um bando de incompetentes

Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes; 1 Co 1:27

O princípio de Peter (no caso, Lawrence Johnston Peter) dizia que todo mundo é incompetente, inclusive você! Ele demonstrava que em qualquer função as pessoas chegam a um ponto onde acaba a sua competência e que elas deveriam administrar esse fato, não se deixando passar para esse ponto.

Nosso Deus sabe exatamente qual é o limite de competência de cada um mas, ao contrário do que se espera dos líderes da administração, Ele resolveu escolher justamente esses para realizar a sua obra. Não os sábios, não os poderosos, não os nobres.

Jacó era um trapaceiro. Raabe uma prostituta. Sansão um destemperado, Rute uma imigrante catadora de sobras. Saul nada mais era que um flanelinha (sua função era tomar conta das bagagens enquanto os líderes discutiam coisas sérias). Davi, um moleque que cuidava de ovelhas. Eliseu um lavrador. Jonas, um medroso. Amós, um boiadeiro. Além de um bando de pescadores toscos e alguns que ressaltaram seus próprios defeitos (Jeremias se achava uma criança e Isaías confessava ser um homem de lábios impuros).

Incompententes na visão quem ? Da nossa, é clara. Nós que nos achamos o máximo. Eles foram vítimas de preconceito no seu tempo, como seriam hoje se estivessem entre nós. O pai de Davi não o deixou ir para a batalha, era apenas uma criança. Amós foi chamado de conspirador barato. Elias de perturbador. Jeremias foi jogado numa fossa. Os apóstolos foram tidos por bêbados, iletrados e inclultos. Paulo teve de exortar a igreja a respeitar Timóteo (era muito jovem aos olhos dos crentes).

Claro, não se pode negar que todos possuíam dois problemas sérios : eram pecadores e totalmente despreparados para o tamanho da missão que receberam. Mas o que é que nos leva a olhar tantos servos de Deus como pessoas de segunda classe ? Por que é que nós somos preconceituosos ?

Primeiro porque nos falta Humildade (relação de cada um consigo mesmo) : nós nos achamos melhores que os que foram escolhidos, mais inteligentes, mais preparados, mais eruditos. Não será por nossa própria vanglória que deixamos de ser escolhidos tantas vezes (Gl 5:26). Será que Deus não escolhe os mais simples justamente para nos envergonhar (e para que nos humilhemos?)

Em segundo lugar, somos preconceituosos por falta de Amor (relação com o próximo). Falta do puro e genuíno amor que não se ensoberbece (1 Co 3:4). Será que Deus não escolhe os incompetentes para nos dar a chance de mostrar o nosso amor ?

Finalmente, somos preconceituosos por falta de (relação com Deus). Se duvidamos da escolha de Deus é porque não acreditamos na capacidade d´Ele de selecionar. Chegamos a pensar que Deus deve ter se enganado e o "raio da eleição" caiu no cara que estava do nosso lado e não em nós (como se Deus pudesse se enganar). Isso só demonstra a nossa falta de crescimento espiritual (Ef 4:11-12) e é Deus mesmo que declara que escolhe uns para aperfeiçoamento de outros.

Qual é o seu problema pessoal ? Falta de humildade, de amor ou de fé ? Bata um papo com Deus a esse respeito, certamente ele pode te transformar.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Quem precisa de igreja?

Saudai também a igreja que está na casa deles. Rm 16:5



Freqüentemente ouvimos pessoas que se autodenominam cristãos tentando justificar sua ausência na igreja (em qualquer igreja). O discurso é sempre o mesmo: não é a igreja que salva, me decepcionei com as pessoas, a igreja é uma estrutura burocrática, o pastor é isso ou aquilo.

A igreja, como a conhecemos hoje, surge na era apostólica, ou melhor, surgem, pois eram várias igrejas, cada uma definida pelas pessoas que se congregavam, Paulo se refere a “todas as igrejas de Cristo” (Rm 16:16) quando quer fazer menção das igrejas locais.

Isso, porque uma coisa é a Igreja Universal (não, não estou me referindo a essas que se dizem “universais”): aquela que congrega todas as pessoas que tem Cristo como seu único e suficiente Salvador. Aquela cuja cabeça é o próprio Cristo e da qual nós todos somos partes do corpo. Aquela das pessoas cujos nomes foram arrolados no céu.

Outra é a igreja local, que reúne pessoas que compartilham a mesma fé e que se congrega regularmente, como preconiza o autor de Hebreus (Hb 10:25). Local onde se ensina a escritura, celebram-se a ceia e o batismo, local de adoração, louvor, oração. Local de correção e disciplina, mas também de conforto e encorajamento. Que tem como missão buscar os que não tem Cristo e ajudar os necessitados.

Sendo essa uma estrutura neotestamentária é justamente nesses livros da Bíblia que encontramos a descrição de que pessoas precisam da igreja:

a) Pessoas humilhadas pelo pecado: que sabem o valor dos bens espirituais. Mesmo porque, quem não tem a coragem ou a humildade de reconhecer os seus pecados não vê nenhum valor em fé, amor e esperança. O mesmo livro de Hebreus (3:7-13) exorta os crentes contra os duros de coração. Esses se bastam, não precisam nem de Deus, nem de igreja.

b) Pessoas dependentes: não existe nenhum ser no mundo que seja totalmente independente (a não ser o próprio Deus). Na igreja somos todos dependentes uns dos outros e, todos juntos, dependente do cabeça da Igreja. Pessoas auto suficientes, pessoas que acreditam que a fé se pratica isoladamente, no mínimo, se acreditam possuidoras de todos os dons. Ou acham que o corpo funciona só com um pedaço – e que eles são esse pedaço mais “nobre”.

c) Pessoas imperfeitas: já ouvi que “o desafio de viver como um perfeccionista é tão agradável quanto abraçar um cacto”. Mas muita gente sai da igreja porque ela está cheia de pessoas imperfeitas. Claro, são elas que precisam de igreja, não os que se enganam a si próprios achando que são os melhores (1 Jo 1:8, 10).

d) Pessoas que precisam de ensino: quanto mais estudamos a palavra de Deus, mais precisamos aprender, sejam aqueles que bebem do leite espiritual, sejam os que já comem alimentos sólidos, todos precisamos continuar crescendo, naquele que é o cabeça, Cristo (Ef 4:16). “Se alguém acha que sabe alguma coisa, ainda não sabe como convém saber”. (1 Co 8:2).

e) Pessoas esquecidas: algumas pessoas gostariam de esquecer fatos das suas vidas, mas é impossível viver num mundo onde esqueçamos sempre de tudo. Muitas vezes esquecemos dos nossos maus comportamentos do passado...e voltamos a eles (Tt 3:3). Josué já recomendava que nunca nos afastássemos da lei, sob o risco de esquecer e pecar.

f) Pessoas com problemas: a igreja não foi feita para pessoas que podem carregar sozinhas os seus fardos, exortai-vos uns aos outros e edificai-vos uns aos outros, já recomendava Paulo aos Tessalonicenses (1 Ts 5:11-15), ele sabia que cada um dentro da igreja tinha os seus problemas e precisava da ajuda dos demais. Quem prefere a distância da igreja nunca tem a quem recorrer, ou acredita que é um sujeito tão importante que Deus, ao invés de usar a igreja, vai lhe oferecer uma linha particular diretamente com o trono.

g) Pessoas perdidas: você já se perdeu em algum lugar? Enquanto não achava que estava perdido (e muito acham que não estão), a sensação era de liberdade e prazer. Mas quando percebemos que não conhecemos o caminho de volta, o sentimento é aterrador. Os que estão perdidos não tem alívio e nem a chance de se apoiar em outros perdidos.

Quando Cristo ordena a João que escreva às igrejas locais (Ap 2 e 3) Ele se dirige a igrejas cheias de problemas e de defeitos. Ainda assim eram as Suas igrejas, que precisavam de admoestação e de correção. Em nenhum momento somos recomendados a abandonar a igreja.

Éfeso era uma igreja tão ocupada com outras coisas que tinha esquecido de amar a Deus. Esmirna era uma igreja sofredora e pobre. Pérgamo vivia no meio do pecado (mas que honrava a palavra mesmo num lugar ruim), Tiatira tolerava corruptos, Sardes vivia de aparências, Laodicéia se acomodou na sua riqueza material. Filadélfia reconhecia a sua dependência e sabia que não tinha força.

Onde você vai encontrar uma igreja perfeita? (como se você o fosse...): em lugar nenhum enquanto a Igreja Universal não estiver toda reunida no céu.

Enquanto isso, não deixemos de nos congregar, como é costume de alguns (Hb 10:25) certos de que mesmo em igrejas imperfeitas, as portas do inferno não prevalecerão (Mt 16:18).

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Mentira - estudo bíblico

1. Definição : Mentira : faltar com a verdade, iludir a mente ( mens)

Latim : mentire – imaginar , inventar
Grego : pseudos – falso

2. Discussão filosófica e teológica

enunciato falsi – verbal ou não verbal , pode ser uma mentira ou não ( ignorância, equívoco)

Intenção de enganar quando se espera/obriga que falemos a verdade : violação de uma obrigação . Não se espera que , numa guerra, um comandante militar não tente enganar o adversário.

Perigos da relativização : os fins justificam os meios


a) Jesuítas : se a intenção é boa , o ato é bom
b) Uma obrigação “superior” absolve o erro de uma ação “inferior”
c) Gera abusos : idéia de fraude piedosa (a serviço da religião)

Tomás de Aquino : 3 tipos de mentira – Perniciosa – Benevolente – Jocosa

Agostinho : mentira sempre é pecado ( mesmo quando não intencional)

3. A mentira através da Bíblia

Adão e Eva : porque estavam nus ou porque desobedeceram ?

Caim : acaso sou eu guardador...
Abraão : ela é minha irmã (Gn 20)
Rebeca : ajudando Jacó a enganar Isaque
Jacó : o enganador
Raquel : enganando o pai (Gn 31:34-35)
As parteiras do faraó ( Ex 1)
Arão : não fui eu (Ex 32:22-24)
Balaão : impedido de mentir (Nm 23:12,26)
Raabe : enganando os guardas ( Js 2:4-6)[1]
Acã : furtaram e dissimularam (Js 7:11)
Sansão mentindo para Dalila
Samuel : mentindo para Saul (1 Sm 16:1-4)[2]
Um profeta mentiroso (1 Rs 13:19)
Eliseu : um falso guia de cegos (2 Rs 6:14-20) [3]
A mentira de Davi no caso Bate-Seba
Reis de Judá : idólatras e mentirosos
A mentira de Pedro
Ananias e Safira

Devemos concluir então que a Bíblia é formada por uma coleção de mentirosos ??

4. Como Deus vê a mentira

a) Deus é a verdade e não mente : Nm 23:19 ; Rm 3:3-4
b) O pecado separou o homem de Deus e da verdade : Is 59:1-3; Os 10:13 ; 2Ts 2:7-12; Rm 1:24-25
c) O homem natural se tornou prisioneiro da mentira : Is 28:15 ; I Pe 2:22 ; Ap 2:2
d) A vida do homem natural é dirigida pela mentira : Sl 62:4; Am 2: 4 ; Jo 8:44 ; At 5:3
e) A lei é clara sobre a mentira : Ex 20:16 ; Lv 19:11-12
f) O fim dos que mentem : Sl 5:6 ; Ap 21:8
g) ...e dos que não mentem : So 3:13; Ap 14:5
h) O homem espiritual ( novo homem) não mente : Sl 119:163; Pv 14:5; Ef 4:25 ; Cl 3:9

5. Outras situações mentirosas

a) Chamando Deus de mentiroso : 1 Jo 1:10 ; 5:10
b) Os vários pseudos : Mt 7:15, 24:24, 26:60 ; 2 Co 11:13, 26 ; 2 Pe 2:1

Bibliografia :

AGOSTINHO . Confissões – De Magistro. Editora Abril. 1984
Bíblia de Estudo de Genebra –versão revista e atualizada – Cultura Cristã/SBB . 1999
Bíblia Sagrada – versão revista e atualizada – Sociedade Bíblica do Brasil . 1969
CALVINO, João . As Institutas. Casa Editora Presbiteriana. 1985
DAVIS, John D. Diccionario da Biblia. Centro Brasileiro de Publicidade. 1928
DOUGLAS, J.D & TENNEY, Merrill C. The new international dictionary of the Bible. Zondervan. 1987
FERREIRA, Júlio Andrade. Conheça sua Bíblia. Livraria Cristã Unida.
HODGES, Charles. Teologia Sistemática. Editora Hagnos. 2001
KÜNG, Hans. On being a christian. Wallaby.1976
METZGER, Bruce M. & COOGAN, Michael.D. The Oxford companion to the Bible.Oxford University Press.1993

[1] O que salvou Raabe ? A mentira ou a sua confissão (Js 2:11-13)
[2] Mas ele não deixou de fazer o que disse que faria
[3] Mas ele cumpriu o que falou e guiou os soldados até o homem que buscavam

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Reflexões breves

Por que Jesus? – Atos 4:11-12

Essa semana assistimos em casa a série de filmes de Indiana Jones. O segundo episódio, “O templo da perdição”, certamente o mais sombrio dos quatro, mostra a aventura do herói resgatando crianças de um templo hindu onde as mesmas eram oferecidas em sacrifício (um ritual antigo que até mesmo judeus idólatras praticaram na adoração a Moloch). Um fato em comum a todos os cultos idólatras é o de que os pseudodeuses mais pedem do oferecem. Neles, é o homem, por suas práticas que poderia se salvar. Sabemos que é uma falácia. Nenhum homem tem essa capacidade e, por isso mesmo, só mesmo através da Graça de Deus que podemos ser salvos e os nossos pecados pagos. Só um, único e suficiente, Cordeiro de Deus pôde pagar, com o seu sangue, as nossas culpas. Os que não aceitam esse favor de Deus, vão continuar procurando caminhos próprios para a sua salvação – e nunca vão encontrá-los.

Útil Para o Ensino – 2ªTimóteo 3:15-17

Em pedagogia aprendemos que a palavra currículo, de origem latina, significa o curso, a rota, o caminho da vida ou das atividades de uma pessoa ou grupo de pessoas. Quando somos mais específicos entendemos que significa a organização de atividades que serão realizadas pelo professor e seu grupo de alunos. Paulo, quando escreve a Timóteo, lhe ensina que tudo aquilo que precisamos aprender para o curso das nossas vidas, está nas escrituras. Desde a criação até a consumação Deus nos revela quais são as atividades que devemos praticar para alcançarmos sabedoria, a justiça e, principalmente, materializa em Cristo o único caminho para a vida eterna. Só os que seguem esse currículo é que se habilitam para a perfeição.

Discernimento de Paulo – Atos 16:16-18

Tenho ouvido com bastante freqüência relatos de pessoas que freqüentam igrejas que se autodenominam como evangélicas, falando do “poder espiritual” dos seus líderes em desvendar os mistérios e segredos das vidas das pessoas que adentram seus templos. São relatos assustadores, essas manifestações não diferem muito do poder demonstrado por adivinhos e cartomantes, mas são anunciadas como revelação do Espírito Santo. A Bíblia nos adverte que muitos falsos mestres surgirão falando em nome de Deus e realizando maravilhas para tentar confundir os salvos – até mesmo declarar que somos servos do Deus Altíssimo, como fez essa jovem possessa em relação a Paulo e seus companheiros de viagem. Como ele, quem tem verdadeiramente o Espírito Santo nas suas vidas, não se deixa iludir pelo engano, nem por aquilo que pode parecer sagrado, mas é demoníaco. Peça a Deus discernimento, embriague-se do Espírito. E viva de acordo com a vontade daquEle que é a única verdade.

Disciplinado Pelo Senhor – 2ºCrônicas 33:1-2; 10-13.

O fato de sermos escolhidos, resgatados e chamados para ser povo de Deus não significa que estamos imunes ao pecado. Pior, não estamos livres de, eventualmente nos afastarmos de Deus e praticarmos coisas abomináveis. Todas as vezes que o povo de Deus se afastou dele, Deus o disciplinou com o objetivo de que se humilhassem e reconhecessem que só através do Senhor poderiam alcançar graça, misericórdia e salvação. Ser disciplinado por Deus não é uma desgraça, mas uma benção destinadas àqueles que Ele ama. Só deveríamos nos preocupar quando, apesar de pecadores e infiéis, nada nos acontece, pois isso seria um sinal de que Deus nos teria abandonado aos nossos próprios pecados e, aí sim, estaríamos perdidos. Ninguém deve se afastar de Deus em busca dessa benção. Mas, se isso acontecer, deve reconhecer que só o imenso amor do Pai é que permite que sejamos reconciliados com Ele.

Sabedoria Dada por Deus – Gênesis 41:16, 32, 33, 39,40.

Salomão escreve no livro de Provérbios que o temor do Senhor é o princípio do saber. Paulo escrevendo a Tito recomenda que a sabedoria seja pedida a Deus, que a concederá liberalmente. José, no texto que lemos, reconhece que não tem nenhuma sabedoria que não seja a da revelação de Deus. O homem pode acumular informações, gerar e distribuir conhecimentos (aliás, nunca se gerou tanto conhecimento como nos tempos atuais). Nada disso tem alguma serventia ou utilidade se não for usado de maneira sábia, e esse discernimento do que usar, de como usar e para que usar, só vem de Deus que é o princípio, o meio e o fim de toda sabedoria.

Deus Conhece Seus Servos – Juízes 7:9-15

“Conhece a ti mesmo", dizia Sócrates, o filósofo grego. O autoconhecimento tem sido a busca do sucesso de todos os homens que acreditam que podem realizar algo pelas suas próprias mãos. Livros de auto-ajuda e manuais de desenvolvimento e crescimento pessoal proliferam nas livrarias as nas bancas de jornal (e, infelizmente, nas cabeceiras de muitos crentes). Gideão não acreditava em suas próprias forças, não conhecia a si mesmo e duvidava que seria capaz de combater o imenso exército dos midianitas. Deus lhe mostrou quem é que agiria por ele e ao lado dele. Só quando reconhecemos que não temos a capacidade de conhecer nem a nós mesmos, e que só Deus conhece realmente quem somos e nos habilita para Sua obra, através do Seu poder, é que vamos ser úteis para o trabalho cristão.

Cumprindo Uma Promessa – 1ºSamuel 20:15; 2ºSamuel 9:1, 13.

O verdadeiro cristão é alguém que reconhece Cristo como seu único salvador, que usa a palavra de Deus como seu guia de vida mesmo quando disciplinado, sabe que a sabedoria e o discernimento só vem de Deus, e só Ele conhece a cada um de nós. Quem vive assim, procura agir da mesma forma que seu único modelo que é Deus, e ele nunca deixou de cumprir suas promessas. Se temos de Deus essa garantia, devemos replicá-la na nossa relação com todos os homens. Aquilo que falamos, que seja o que cumprimos – certamente seremos reconhecidos por Deus e pelos homens como servos fiéis.

Publicado originalmente no boletim da Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo em Julho de 2008

domingo, 3 de agosto de 2008

Frutos ou moto serra

se no futuro der fruto, bem; mas, se não, cortá-la-ás. Lc 13:9


A figueira, das árvores que conhecemos até hoje, é a primeira a ser citada na Bíblia (de suas folhas, Adão e Eva coseram suas vestes), era um símbolo de paz e prosperidade (1 Rs 4:25 e Mq 4:4) e também aquela que provia os pobres de alimento, pois qualquer um podia se servir de seus frutos e existia em todos os lugares, inclusive dentro das vinhas, onde era muito comum. A vinha, em muitas passagens bíblicas, é a forma como Deus se refere a Israel - seu povo- que somos nós mesmos, o Israel de Deus.( Is 5:1-7).

Dentro desse contexto é que podemos entender mais claramente a parábola que Jesus nos apresenta.

Deus, o Senhor da vinha, olha para o Seu pomar e identifica uma árvore que não dá frutos. Ele sabe que as árvores não frutificam de uma hora para a outra, esperou um tempo longo, mas não ilimitado, exerceu sua paciência, o que não significa que tolera indefinidamente a inutilidade. Ainda assim, atende aquele que é o cuidador da vinha, e intercede por suas árvores. O viticultor se compromete a uma última tentativa e concorda que, se não mudar a situação, a figueira deve ser cortada.

Deus nos plantou para que déssemos frutos para Ele. Através de Cristo nós, que éramos estéreis, fomos redimidos e transformados em árvores produtoras. Como corpo de Cristo não temos motivos para não dar frutos. A menos que sejamos árvores estranhas no meio da vinha.

Assim como na parábola, nem todos que convivem com o corpo de Cristo fazem parte do mesmo. Muitos só estão ocupando espaço no pomar, usufruindo os benefícios do cuidado, da água e dos nutrientes do solo sem, no entanto, gerarem fruto algum.

Se estamos descansados e acomodados - infrutíferos, podemos ter a certeza que Deus já estabeleceu o Seu limite.

Devemos sempre estar prontos a servir. Ou nos prepararmos para ser cortados.