domingo, 31 de janeiro de 2010

Preservação Providencial de Deus

É a que trata da preservação da vida de todos os seres existentes; não só dos seres humanos. Deus cuida da nossa vida como Ele cuida dos pardais e dos lírios. Vamos ver alguns erros comuns, como aquele erro de achar que criação e providência é uma coisa só na ação de Deus. Isso acontece mais fortemente quando se fala da conservação; dizendo que Deus criou e conserva como uma única ação de Deus, não são coisas separadas.

Berkhof, autor de Teologia Sistemática e cristão reformado, muito conhecido no meio presbiteriano, coloca que a conservação é a manutenção da existência. Quando pensamos em manutenção é sempre em reparar, consertar. Aqui, manutenção é o fato de continuar existindo, ou seja, Deus vai garantir que continuará existindo. A conservação não obrigatoriamente detém a deterioração, que estará potente até quando Deus quiser, ou seja, pode haver a deterioração, mas Deus continua preservando. Isso acontece enquanto Deus quiser preservar, porque no momento em que Ele disser “acabou”, nada há que segure, que possa deter a Sua mão. Preservar não é deixar de desgastar, mas é a manutenção da existência.

Outro erro comum é achar que a preservação de Deus é só imediata, que é sempre direta. Deus também preserva as pessoas usando outras. Houve muitos casos em que usou seres espirituais e seres humanos para garantir a preservação, a continuidade da vida das pessoas. Passamos por muitos riscos, porque há muitos interessados em nos destruir, e é por meio de terceiros que somos preservados. E de novo, a preservação não é simplesmente a continuação da criação.

Deus começa preservando os seres espirituais.

2ª Pedro 2.4 – Ora, se Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo.

Repare uma coisa interessante: Deus pega os anjos, lança no inferno, mas eles não estão destruídos no inferno. Portanto, Deus está preservando esses anjos; Ele os preserva para o castigo final no lago de fogo.

1ª Timóteo 5.21 – Conjuro-te, perante Deus, e Cristo Jesus, e os anjos eleitos, que guardes estes conselhos, sem prevenção, nada fazendo com parcialidade.

Os anjos eleitos Deus guarda. A providência divina se estende sobre todas as coisas, todas mesmo. O que veremos é que a providência de Deus para uns é diferente de providência para outros. Os anjos caídos em conserva no inferno e os anjos eleitos na Sua presença. A história ainda não acabou.

Isaías 40.26 – Levantai ao alto os olhos e vede. Quem criou estas coisas?Aquele que faz sair o Seu exército de estrelas, todas bem contadas, as quais Ele chama pelo nome; por se Ele grande em força e forte em poder, nem uma só vem a faltar.

Nem uma estrela some sem que Deus queira.

Neemias 9.6 – Só Tu és Senhor, Tu fizeste o céu, o céu dos céus e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto há neles; e Tu os preservas a todos com vida, e o exército dos céus Te adora.

Deus os preserva, guarda, mantém até quando seja a vontade d’Ele.

Gênesis 1.21-22 – Criou, pois, Deus os grandes animais marinhos e todos os seres viventes que rastejam, os quais povoavam as águas, segundo as suas espécies; e todas as aves, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom. E Deus os abençoou, dizendo: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei as águas dos mares; e, na terá, se multipliquem as aves.

Todas as coisas. Estrelas, os exércitos dos céus, os animais.

Mateus 10.29 – Não se vendem dois pardais por um asse? E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai.

Não cai nem uma estrela e nem um pardal.

Lucas 12.6 – Não se vendem cinco pardais por dois asses? Entretanto, nenhum deles está em esquecimento diante de Deus.

Deus de nada se esquece e de ninguém.

Salmo 104.27-30 – Todos esperam de Ti que lhes dês de comer a seu tempo. Se lhes dás, eles o recolhem; se abres a mão, eles se fartam de bens. Se ocultas o rosto, eles se perturbam; se lhes cortas a respiração, morrem e voltam ao seu pó. Envias o Teu Espírito, eles são criados, e, assim, renovas a face da terra.

Todos os seres esperam em Deus, recebem de Deus. Sem Deus, acabou; mas com Deus são renovados.

Gênesis 8.22 – Enquanto durar a terra, não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite.

Enquanto a Terra existir Deus estará preservando todas as coisas.

Lucas 21.18 – Contudo, não se perderá um só fio de cabelo da vossa cabeça.

Bem, se achávamos que o pardal era pouco importante... o fio de cabelo é menos importante do que o pardal. Deus concorre em todos os detalhes. Deus não definiu antes da fundação do mundo se o fio de cabelo vai cair amanhã ou não, porque não faz parte dos decretos eternos de Deus, mas Ele concorre para que isso aconteça ou não. Se for contra os objetivos de Deus para os Seus decretos eternos, não vai acontecer.

Isaías 41.4 – Quem fez e executou tudo isso? Aquele que desde o princípio tem chamado as gerações à existência, Eu, o Senhor, o primeiro, e com os últimos Eu mesmo.

Todas as coisas, todos os detalhes, está tudo definido. Se Deus estivesse manipulando todos como se fôssemos marionetes não poderíamos ser responsabilizados pelo pecado. Deus concorre, Ele permite ou não que tal coisa aconteça. Se um fio de cabelo não cai sem que Deus permita, por que alguma coisa importante vai acontecer sem que Deus permita? Muitas vezes não entendemos no momento, mas algum tempo depois passaremos a entender que Deus teve um propósito para aquele fato.

Shamar é uma palavra hebraica que significa guardar, preservar, proteger, cuidar, manter. Ela aparece duas centenas de vezes no Velho Testamento. O auge do uso desse verbo está no Salmo 121.

Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra. Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda. É certo que não dormita, nem dorme o Guarda de Israel. O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita. De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua. O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.

Nestes oito versículos aparece doze vezes o verbo shamar, deixando bem claro esse “guardar”. Vemos que essa proteção de Deus é contínua. Deus está guardando continuamente. O Deus que nos guarda não dorme, nem dormita, nem cochila; de dia e de noite, para sempre. A guarda de Deus é permanente.

Isaías 58.11 – O Senhor te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam.

Deus está dizendo que Ele é inseparável da gente. No Salmo 121.5 Ele diz que Ele é inseparável de nós como a nossa sombra! Deus está dizendo assim: Eu sou a sua sombra. Não tem como descuidar! Mesmo em lugar sem luz, onde não aparece a sombra, Deus está ali como nossa sombra. Shamar, Deus está nos guardando continuamente. Falamos da preservação da existência. Até o momento que Deus resolveu que era hora de levá-lo, por mais perseguições, provações, literalmente tudo de mal, Deus nunca permitiu que ele fosse morto; mesmo naquele momento em que ele foi apedrejado e foi dado como morto, Deus o preservou (Atos 14.19-20). Deus está nos guardando. O problema é que achamos que Deus só nos está guardando quando há prosperidade; se ficamos doentes pensamos que Deus não nos guardou. Quanto às provações que passamos, fomos avisados: no mundo vocês passam por aflições, mas, lembrem-se Deus está cuidando de vocês. A proteção de Deus é individual. Ainda que Deus exerça o governo providencial que é coletivo, a provisão, a manutenção é de cada pessoa, de cada indivíduo, de cada ser; e não somente com os seres humanos, mas com toda a criação, pois Ele diz que nenhum pardal cairá sem a permissão d’Ele.

João 17.12 – Quando eu estava com eles, guardava-os no Teu nome, que me deste, e protegi-os, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura.

Jesus disse que os guardou até ali e agora estava entregando para que Deus continuasse a guardar cada um deles, e nenhum se perdeu, exceto aquele que estava destinado a se perder.

Jó 10.12 – Vida me concedeste na Tua benevolência, e o Teu cuidado a mim me guardou.

Já tinha acontecido todo o mal a Jó; Deus só não permitiu ao diabo tocar na vida de Jó (2.6-8). Temos outros exemplos de preservação, por exemplo, Moisés, preservado no Rio Nilo (Êxodo 2.3-5).

2º Reis 11.1-3 – Vendo Atalia, mãe de Acazias, que seu filho era morto, levantou-se e destruiu toda a descendência real. Mas Jeoseba, filha do rei Jorão e irmã de Acazias, tomou a Joás, filho de Acazias, e o furtou dentre os filhos do rei, as quais matavam, e pôs a ele e a sua ama numa câmara interior; e, assim, o esconderam de Atalia, e não foi morto. Jeoseba o teve escondido na Casa do Senhor seis anos, neste tempo. Atalia reinava sobre a terra.

Atalia deu um golpe de estado matando todos os descendentes do rei Acazias, seu filho, como se fazia naquela época. Não deixavam ninguém para reclamar o trono posteriormente. Porém, Jeoseba, tia de Joás, que tinha um ano de idade, tirou o menino do palácio e o levou para o sacerdote Joiada que o escondeu na Casa do Senhor por seis anos. Joás estava com 7 anos quando Joiada o coloca no trono de Judá. E Paulo, quantas vezes? Foi colocado num cesto (Atos 9.23-25), apedrejado (Atos 14.19-20), açoitado (Atos 16.22-23), naufragado (Atos 27.42-44) e foi picado por uma serpente (Atos 28.3-6). E ainda estava vivo! Porque Deus preservou, guardou, manteve a sua vida biológica. A preservação, além de contínua e individual, é também contra o mal. A preservação é biológica, é física. Não há preservação espiritual, pois a nossa salvação é eterna. Não precisamos ser preservados espiritualmente porque não perdemos a salvação. Paulo reconhecia que enquanto tivesse missão de Deus para cumprir, sua vida seria preservada por Deus aqui na terra. Quando percebeu que sua missão estava chegando ao fim, ele disse que estava próxima a sua partida (2ª Timóteo 4.6-8). Não sabemos até que momento Deus preservará a nossa vida.

Romanos 14.8 – Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor.

Temos de ter essa convicção. A aplicação disso para a nossa preservação é de termos a consciência de que o meu viver é Cristo e o morrer é lucro, pois estarei para sempre com Jesus.