sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Sofrimento Exclusivo dos Líderes Cristãos

Há algumas formas de sofrimentos que são exclusivos dos líderes cristãos. A primeira é a perseguição.

2ª Coríntios 11.23-27; 32-33 – São ministros de Cristo?(Falo como fora de mim). Eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; muito mais em prisões; em açoites, sem medida; em perigos de morte, muitas vezes. Cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de açoites menos um; fui três vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar; em jornadas, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos entre patrícios, em perigos entre gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez... Em Damasco, o governador preposto do rei Aretas montou guarda na cidade dos damascenos, para me prender; mas, num grande cesto, me desceram por uma janela da muralha abaixo, e assim me livrei das suas mãos.

Paulo está dizendo que ele sabe o que é sofrer perseguição e faz uma lista de tudo o que já sofreu até aquele momento. Ele foi perseguido pelos governantes, pelos judeus, pelos gentios, e, pior, se vermos a quem ele está respondendo isso tudo, ele foi perseguido, pelo menos verbalmente, pelos cristãos. Isto pode acontecer, perseguição oficial,  pelos de dentro, pelos de fora e pelos mais de dentro ainda. Toda essa perseguição que Paulo começou a sofrer foi do momento em que começou a pregar. Nada sofreu por ser perseguidor, mas depois que passou a ser pregador.

Os líderes cristãos têm outro sofrimento que nós, apesar de cristãos, não temos: é sofrer pela Igreja.

2ª Coríntios 11.28-29 – Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as Igrejas. Quem enfraquece, que também eu não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu não me inflame?

Paulo está dizendo que sofre também pelo peso que leva que sobre ele: todas as Igrejas. Os líderes da Igreja têm nas costas o peso de toda a Igreja. A Igreja enfraquece, ele enfraquece junto. Alguém sofre ele sofre junto, independente das alegrias e tristezas que venha a ter, há outras questões que o líder da Igreja venha a sofrer.

2ª Timóteo 4.14-15 – Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe dará a paga segundo as suas obras. Tu, guarda-te também dele, porque resistiu fortemente às nossas palavras.

Quem era Alexandre? Um membro da Igreja. Há pessoas dentro da Igreja que causam problemas. Paulo é a grande fonte de Eclesiologia na Bíblia. Paulo fala como Alexandre causa sofrimento.

Hebreus 13.17 – Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros.

Os líderes sofrem pela insubordinação dos seus liderados. Se eles não estão agindo corretamente, eles prestarão contas a Deus. Nós prestaremos contas a Deus se formos insubordinados. O problema do líder é dele com Deus. O erro do líder não justifica a minha insubordinação. Se notamos uma falha no líder devemos orar por ele, e, se for o caso, conversar com ele. Um dos grande problemas é a inveja. Temos o exemplo de José e seus irmãos, Moisés e alguns do povo de Israel.

Filipenses 3.18 – Pois muitos andam entre nós, dos quais, repetidas vezes, eu vos dizia e, agora, vos digo, até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo.

Atos 20.29-31 – Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho. E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles. Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, por três anos, noite e dia, não cessei de admoestar, com lágrimas a cada um.

Já pensou que beleza ser aluno de Paulo por três anos, noite e dia! Mesmo assim ele diz: Os lobos vão atacar. Os líderes sofrem também por causa da manutenção doutrina. Sabendo que vão sofrer por causa disso. Não virão de fora, e do meio deles, de dentro da Igreja. Sempre falo que os nossos problemas doutrinários não temos com os que vem de fora, mas com os que estão dentro. São os que conhecem bem a doutrina é que tem a capacidade de distorcer.

Colossenses 1.24 – Agora, me regozijo nos meus sofrimentos por vós; e preencho o que resta das aflições de Cristo, na minha carne, a favor do Seu corpo, que é a Igreja.

Essa é a forma de um líder cristão lidar com isso. É o sofrimento pela Igreja.

Aula ministrada na Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo
Transcrição da Missionária Heloísa Martoni
Bibliografia usada na preparação da aula:

A providência – Rev Héber Carlos de Campos
As Institutas – João Calvino
Razão da Esperança – Rev Leandro Antonio de Lima
Teologia Sistemática – Louis Berkhof(todos da Cultura Cristã/CEP)
As citações Bíblicas são da tradução de Almeida - revista e atualizada - Sociedade Bíblica do Brasil