1. Introdução
Aprendendo a ensinar
Ensinar : Ajudar
Guiar
Estimular
Desenvolver
O objetivo do ensino é fazer com que o aluno saia da classe com a certeza de que está diferente em relação à hora que entrou.
Como se aprende a ensinar na Escola Dominical ?
* Orando
* Observando
* Estudando
* Ensinando
Ensinando a aprender
O que um aluno de Escola Dominical deve aprender ?
* Conhecer a Deus
* Conhecer a Bíblia
* Viver a vida cristã
* Participar da comunidade cristã
O que fugir destes pontos pode ser útil (ou não) mas não é parte dos objetivos da ED.
Como as pessoas aprendem ?
* Fazendo - não havendo prática não há aprendizado
* Observando - o exemplo sempre é mais forte que as palavras
* Estudando
* Pensando
Como se ajuda a aprender ?
* Criando situações de aprendizagem
* Desenvolvendo um processo de ensino
* Interagindo com os alunos
2. O processo de comunicação
Ensinar : Ajudar
Guiar
Estimular
Desenvolver
O objetivo do ensino é fazer com que o aluno saia da classe com a certeza de que está diferente em relação à hora que entrou.
Como se aprende a ensinar na Escola Dominical ?
* Orando
* Observando
* Estudando
* Ensinando
Ensinando a aprender
O que um aluno de Escola Dominical deve aprender ?
* Conhecer a Deus
* Conhecer a Bíblia
* Viver a vida cristã
* Participar da comunidade cristã
O que fugir destes pontos pode ser útil (ou não) mas não é parte dos objetivos da ED.
Como as pessoas aprendem ?
* Fazendo - não havendo prática não há aprendizado
* Observando - o exemplo sempre é mais forte que as palavras
* Estudando
* Pensando
Como se ajuda a aprender ?
* Criando situações de aprendizagem
* Desenvolvendo um processo de ensino
* Interagindo com os alunos
2. O processo de comunicação
O fator mais importante do processo de comunicação é a ADEQUAÇÃO
Ruídos mais comuns :
Ø Problemas com o código (os alunos não entendem a linguagem)
Ø Exaustão do canal (o método acaba cansando)
Ø Falta de empatia professor/aluno
Ø Despreparo do professor
Como se expressar melhor ?
Ø Prefira a simplicidade - mas não se nivele por baixo
Ø Organize as idéias - é um processo de auto-disciplina
Ø Leia muito
Ø Seja específico
Como falar ?
Ø Seja gentil
Ø Seja firme
Ø Fale a iguais
Os sons e o sentido
Ø Fale de forma audível ( mas não precisa gritar )
Ø Fale de forma clara - pronuncie bem as palavras
Ø Não esqueça do ritmo ( e do andamento : nem Largo, nem Vivace)
Ø Fale com ênfase
Varie o volume, varie o ritmo, varie a ênfase
3. Os métodos de ensino
“ O pior método de ensino é aquele que se usa o tempo todo “ (Gaines Dobbins)
A pior aplicação é usar todos os métodos na mesma aula !
Advertência : aula é aula ! Não confundir com parte devocional . A Igreja tem várias atividades devocionais para suprir esta importante necessidade.
a) Método expositivo - Narração
O mais criticado e o mais utilizado
Vantagens :
Þ Alcança um número grande de pessoas
Þ Permite mais informação em menos tempo
Þ Facilita a apresentação sistemática
( Introdução - Desenvolvimento - Conclusão )
Desvantagens :
Þ Exige preparo e habilidade oral ( risco de monotonia )
Þ Centralização no professor
Þ Dificulta interação com os alunos
b) Método Catequético - Perguntas & Respostas
Desafia os alunos e provoca o raciocínio
Vantagens :
Þ Ajuda a manter a atenção
Þ Auxilia o raciocínio e o desenvolvimento de idéias
Þ Permite monitorar a aprendizagem e a avaliar a aula
Desvantagens :
Þ Pode induzir a raciocínios errados se usado incorretamente
Þ Alunos expansivos podem monopolizar a aula
Þ Pode gerar constragimentos
Alguns cuidados a serem tomados :
Evite perguntas de SIM / NÃO
Dê tempo para a resposta
Comece genérico - continue específico em relação às pessoas
Complete as respostas quando necessário
Cuidado especial com os tímidos
Desafios : nem tão baixos que não funcionem, nem tão altos que desmotivem
c) Discussão ou Debate
Vantagens :
Þ É altamente motivador, permite a participação de todos
Þ O processo de aprendizagem é focado no grupo
Þ Resposta é resultado do trabalho de todos
Þ Desenvolve a capacidade de ouvir outros pontos-de-vista
Desvantagens :
Þ Os alunos mais extrovertidos podem monopolizar a discussão
Þ Pode acirrar preconceitos intelectuais
Þ Pode desvirtuar os objetivos da aula
d) Estudo de caso
Expõe-se um fato e discute-se uma gama de opções de solução
Vantagens :
Þ Conduz a reflexão sobre a prática cotidiana da lição
Þ Permite que os alunos confrontem-se com suas próprias atitudes
Þ Sedimenta melhor o ensino
Desvantagens :
Þ Requer capacidade e habilidade do professor para conduzir o exercício
Þ Pode provocar atitudes preconceituosas
e) Recursos auxiliares
Audio-Visuais : depois da prática , a imagem é o elemento mais forte de fixação
Abuse e use :
Lousa
Retroprojetor
Flanelógrafo
Figuras
Mapas
Bonecos
Etc...etc...etc..
Trabalhos manuais : como prática e como ilustração
Þ Cuidado : não é para matar aula
Ruídos mais comuns :
Ø Problemas com o código (os alunos não entendem a linguagem)
Ø Exaustão do canal (o método acaba cansando)
Ø Falta de empatia professor/aluno
Ø Despreparo do professor
Como se expressar melhor ?
Ø Prefira a simplicidade - mas não se nivele por baixo
Ø Organize as idéias - é um processo de auto-disciplina
Ø Leia muito
Ø Seja específico
Como falar ?
Ø Seja gentil
Ø Seja firme
Ø Fale a iguais
Os sons e o sentido
Ø Fale de forma audível ( mas não precisa gritar )
Ø Fale de forma clara - pronuncie bem as palavras
Ø Não esqueça do ritmo ( e do andamento : nem Largo, nem Vivace)
Ø Fale com ênfase
Varie o volume, varie o ritmo, varie a ênfase
3. Os métodos de ensino
“ O pior método de ensino é aquele que se usa o tempo todo “ (Gaines Dobbins)
A pior aplicação é usar todos os métodos na mesma aula !
Advertência : aula é aula ! Não confundir com parte devocional . A Igreja tem várias atividades devocionais para suprir esta importante necessidade.
a) Método expositivo - Narração
O mais criticado e o mais utilizado
Vantagens :
Þ Alcança um número grande de pessoas
Þ Permite mais informação em menos tempo
Þ Facilita a apresentação sistemática
( Introdução - Desenvolvimento - Conclusão )
Desvantagens :
Þ Exige preparo e habilidade oral ( risco de monotonia )
Þ Centralização no professor
Þ Dificulta interação com os alunos
b) Método Catequético - Perguntas & Respostas
Desafia os alunos e provoca o raciocínio
Vantagens :
Þ Ajuda a manter a atenção
Þ Auxilia o raciocínio e o desenvolvimento de idéias
Þ Permite monitorar a aprendizagem e a avaliar a aula
Desvantagens :
Þ Pode induzir a raciocínios errados se usado incorretamente
Þ Alunos expansivos podem monopolizar a aula
Þ Pode gerar constragimentos
Alguns cuidados a serem tomados :
Evite perguntas de SIM / NÃO
Dê tempo para a resposta
Comece genérico - continue específico em relação às pessoas
Complete as respostas quando necessário
Cuidado especial com os tímidos
Desafios : nem tão baixos que não funcionem, nem tão altos que desmotivem
c) Discussão ou Debate
Vantagens :
Þ É altamente motivador, permite a participação de todos
Þ O processo de aprendizagem é focado no grupo
Þ Resposta é resultado do trabalho de todos
Þ Desenvolve a capacidade de ouvir outros pontos-de-vista
Desvantagens :
Þ Os alunos mais extrovertidos podem monopolizar a discussão
Þ Pode acirrar preconceitos intelectuais
Þ Pode desvirtuar os objetivos da aula
d) Estudo de caso
Expõe-se um fato e discute-se uma gama de opções de solução
Vantagens :
Þ Conduz a reflexão sobre a prática cotidiana da lição
Þ Permite que os alunos confrontem-se com suas próprias atitudes
Þ Sedimenta melhor o ensino
Desvantagens :
Þ Requer capacidade e habilidade do professor para conduzir o exercício
Þ Pode provocar atitudes preconceituosas
e) Recursos auxiliares
Audio-Visuais : depois da prática , a imagem é o elemento mais forte de fixação
Abuse e use :
Lousa
Retroprojetor
Flanelógrafo
Figuras
Mapas
Bonecos
Etc...etc...etc..
Trabalhos manuais : como prática e como ilustração
Þ Cuidado : não é para matar aula
Imagem : Robert Raikes, jornalista evangélico que, na Inglaterra, a partir de 1780, começou a oferecer instrução rudimentar para crianças pobres em seu único dia livre da semana: domingo, pela manhã e à tarde, pois a maioria mesmo tendo pouca idade já trabalhava durante a semana.
Um comentário:
Caríssimo!
Conforme Bruno Lussato (Bouillion de Culture) a cultura crítica e humanística em contraposição à etnológica (conjunto dos artefatos e ambiente criados pelo homem = seringa do drogado, grafite no muro) deve satisfazer 4 critérios:
1. permitir a diferenciação – processo mental do indivíduo percebe diferenças e nuances entre o que antes parecia semelhante;
2. facilitar processo de integração – permitir que o espírito compare e ligue elementos diferenciados em novas estruturas mais complexas;
3. gerar hierarquização dos sistemas de valores (dentro de escolhas subjetivas);
4. custar (tempo, reflexão, R$, esforço, dedicação, etc.)
Resultados esperados à exposição e aquisição de cultura: desenvolvimento da personalidade, afirmação de escolhas e julgamentos, insatisfação em relação ao estado anterior (tudo NÃO se equivale, há arte maior e menor, cultura de massa empastela em nível medíocre, Bach x Latino, Michelangelo x propaganda, Shakespeare/Steinbeck/Borges/Machado x Paulo Coelho, etc.), aperfeiçoamento das exigências estéticas, lógicas, éticas, enfim, cultivo de intolerância em relação a falta de qualidade.
Tudo isso aplicado ao ganho de cultura religiosa e bíblica na escola dominical a ser devidamente exercitada na vida de crente. Aquisição de “contra-cultura” calvinista como sobrevivência no mundo de cultura secular niveladora e barata.
Pensamentos que me ocorreram ao ler sua aula.
Grande abraço,
Alberto.
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