quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Se Deus quiser

O coração do homem propõe o seu caminho; mas o Senhor lhe dirige os passos. Pv 16:9


Conheço pessoas que acham que planejamento é uma atividade anti-cristã, escolhem um versículo isolado da Bíblia (como soem fazer aqueles que pouco a conhecem) e inventam uma predestinação do cotidiano que não tem nenhuma base nas escrituras.

Planejar é projetar uma ação para o futuro e pensar quais os recursos e medidas que permitam que ela se concretize. A idéia por trás do planejamento é a de tornar as coisas mais fáceis (não é a toa que tem a mesma origem da palavra plano : liso, sem dificuldades)

A Bíblia nos ensina a fazer planos. Leia Provérbios 16:1-9 e você vai começar a ter a orientação para isso. Isso inclui sermos organizados, colocar nossas idéias nas mãos de Deus e entender a vontade d´Ele para as nossas vidas. Quando nos colocamos nas mãos de Deus, os planos deixam de ser nossos e passam a ser d´Ele.

O que não podemos fazer é deixar a nossa arrogância assumir o comando, quando isso acontece, qualquer plano nosso será uma abominação aos olhos de Deus (mesmo aqueles que parecem ser tão piedosos). Pensar que podemos fazer planos independentes de Deus é apenas mostrar o quanto nos afastamos d´Ele. Quando estamos por perto Ele nos dirige o tempo todo (Is 30:21), quando não, ele recusa até aquilo que chamamos de culto.

Não esqueça, plano é apenas meio para se alcançar objetivo, mais importante que a forma é o nosso alvo.

Nossos planos são instrumentos de Deus para realizar os seus planos. Nosso sucesso depende realizarmos a Sua vontade.

Recusar-se a ouvir a voz de Deus, desconhecer a Sua palavra e não praticar o que pregamos são as formas mais comuns de irmos de encontro à vontade do criador. Quando desafiamos a Sua soberania certamente nada vai dar certo.

Fica aqui uma piada antiga, mas muito real

Um homem tinha por hábito afirmar que faria o que bem quisesse, quando bem quisesse, sem a ajuda de Deus.


Sua esposa vivia lhe dizendo: - Olha, você precisa acreditar que Deus existe. Que ele é a força suprema que rege o universo. E dizer sempre "Se Deus quiser", quando pensar em realizar algum feito.


Ele respondia:- Eu não acredito nisso. Faço tudo como quero. Comigo não tem essa história de "Se Deus quiser" não. É de acordo com a minha vontade.


E continuou sua vida, teimoso como sempre, fazendo tudo o que queria, sem nunca dizer "Se Deus quiser".


Só que, um dia, Deus, que sabe tudo o que acontece no universo resolveu: "Nada melhor que um castigo para refrescar a mente desse homem, para tirar a teimosia dele".


Pensando assim, Deus decidiu transformá-lo em sapo, para que ficasse dez anos na lagoa não muito distante dali, coaxando o tempo todo.


Assim fez Deus.O homem, ou melhor, o sapo coaxava dia e noite na lagoa: "Croc croc croc..."

Passados os dez anos ele voltou. A esposa o recebeu dignamente.


Em minutos tomou ciência das novidades. Disse para a mulher:- Gostei desse troço de TV de plasma. Amanhã vou à loja comprar uma para nós.


- Se Deus quiser, homem! Se Deus quiser. Lembra do que já aconteceu com você.

Ele retrucou:- Ora! Se Deus quiser... se Deus não quiser senão a lagoa tá logo ali!

Nenhum comentário: