domingo, 23 de outubro de 2011

As reações de Deus

A Reação de Deus ao Mal Entre os Anjos

O mal não tem origem espontânea, é temporal e dependente; faz sobressair determinados atributos de Deus; não sabemos quando surgiu, mas foi algum momento; e como Deus reage ao mal. Sabemos que o mal não existe fora da vontade de Deus; mesmo sendo dentro da vontade Deus, Ele toma uma série de atitudes em relação a isso. Não sabemos a data, mas sabemos que o mal surge primeiro entre os anjos. Disto termos certeza, pois está claro na Bíblia que antes do mal surgir entre os homens, surgiu entre os anjos. Há quanto tempo não interessa. Sabemos que surge depois da criação e antes da queda do homem.

1ª Timóteo 3.6Não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do Diabo.

Não caia na mesma condenação que o diabo foi condenado, mas não sabemos qual é a condenação.

Judas 1.6E a anjos, os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, Ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas para o juízo do grande Dia.

Alguns anjos não guardaram o seu estado original, deixaram seu domicílio, afastando-se de Deus. Esses anjos são tão incompetentes que se resistirmos eles fogem! O diabo não é criativo, porque nos ataca em nossas fraquezas. Ele é observador e aproveitador.

2ª Pedro 2.4Ora, se Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo.

Deus não poupou nem os seres que são considerados acima dos homens.

Apocalipse 20.10O Diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite pelos séculos dos séculos.

Preste atenção: O Senhor do inferno é Deus, não é o diabo. O inferno não é lugar onde o diabo manda; ele não manda coisa alguma. O diabo nada manda. Ele está lá como condenado. O diabo não ter poder sobre o inferno. O inferno é um lugar de castigo, e o diabo está sendo castigado, não está no comando. Essa idéia do diabo comandando o inferno está na Divina Comédia escrita por Dante Alighieri. Esta visão do inferno como reino do diabo é uma visão dualista, com dois senhores, dois poderes separados, independentes. Há muito do dualismo em nossa cabeça, achando que existem dois poderes, como se o mal fosse independente de Deus. Não, não é. O mal não é independente de Deus. O diabo tem poder limitado por Deus; ele só pode agir com a permissão de Deus. Deus é o Senhor de tudo, inclusive do local de condenação. Esta é a reação de Deus em relação aos anjos.

A Reação de Deus ao Mal Entre os Homens

Há muitos textos em relação entre Deus, os homens e o pecado, porque a Bíblia foi escrita para nós, a revelação foi feita para nós, para o nosso conhecimento e compreensão da nossa vida aqui na terra.

Gálatas 6.7Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.

Não se deixe enganar, não pense que conseguirá fazer alguma coisa e fora do controle de Deus; diz o diabo que pode fazer pois Deus não verá é mentira como foi mentir o que disse a Eva.

Salmo 7.14-16Eis que o ímpio está com dores de iniqüidade; concebeu a malícia e dá à luz a mentira. Abre, e aprofunda uma cova, e cai nesse mesmo poço que faz. A sua malícia lhe recai sobre a cabeça, e sobre a própria mioleira desce a sua violência.

O salmista diz uma coisa muito próxima do que Paulo está falando, a maldade que o homem pratica é o próprio buraco que ele está cavando para si próprio, ou seja, aquilo que semeou, colherá.

Apocalipse 21.8Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.

Os homens sob a ira de Deus, sob a condenação divina, irão para o mesmo lugar onde estão os anjos condenados por Deus. Existe a graça de Deus comum a todas as pessoas, salvos e ímpios, todos têm a graça de ter o ar, o sol, a chuva, a natureza, a partir do julgamento acaba essa graça comum. A graça geral é somente para os salvos, a graça do arrependimento, confissão e perdão dos pecados. A segunda morte é o castigo do julgamento final de todos aqueles que rejeitaram a Deus e estavam separados de Deus. A morte é a separação eterna de Deus. A segunda morte é o processo da morte contínua. Depois da morte física o corpo em decomposição nada sente, mas a alma, o ser vivente, que é propriamente a pessoa, sofrerá, terá o sentimento de dor da morte permanentemente.

Mateus 25.41Então, o Rei dirá também aos que estiverem à Sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos.

Preparado para o diabo, seus anjos e para seus seguidores, os malditos; todos irão para o fogo eterno.

Hebreus 10.31Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo.

Realmente é uma coisa horrível! Apartados de Deus irão para o inferno! Aquilo que semeou, colheu. É a condenação para os malditos, que são os mentirosos, os idólatras, os sodomitas, etc.

Mateus 7.21-23Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em Teu nome, e em Teu nome não expelimos demônios, e em Teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.

Quantos vão dizer ao Senhor que fizeram tantas coisas em nome Dele, mas eles não faziam a vontade de Deus. Não julgamos. Ouvimos a mensagem, mas não sabemos como vive o pregador. Jesus não está falando do falso profeta, daquele que prega o Evangelho diferente da Bíblia. Não. Jesus está falando daquele que anuncia o Evangelho da salvação, mas não tem esse Evangelho em seu coração, vive outra coisa, fazendo a sua própria vontade, não de acordo com vontade de Deus. No estudo da Providencia, vimos que todos os seres são instrumentos de Deus, inclusive o assassino, o idolatra, o mentiroso, etc., isto não significa que entrarão no Reino dos Céus. Pela Bíblia vemos que o nosso problema doutrinário não é em relação a quem pensa completamente diferente de nós, é com quem pensa parecido e parece que está falando a verdade! Há cem anos atrás quando o catolicismo era dominante, era estabelecida a diferença doutrinária; hoje em dia quem não sabe qual é a diferença entre protestantes e católicos? Nos dias de hoje há uma proliferação de igrejas, ditas evangélicas e uma proliferação de doutrinas. Parece que todas partem do mesmo princípio, mas acabam seguindo caminhos alternativos. Precisamos tomar cuidado! Quando Paulo escreve aos Gálatas alertando para a doutrina errada que estavam aceitando. Reparem uma coisa: o pecado original foi o homem querer ser igual a Deus; e desde então, o homem quer ser igual a Deus. Historicamente, o pecado da igreja é dizer que para a pessoa ser salva ela precisa de Deus e mais alguma coisa. Os membros da igreja dos gálatas estavam dizendo que para ser salvo precisava de Cristo e também ser judeu! Precisava de Cristo e das obras!

Vimos a punição eterna para os homens, mas existe também a punição temporária.

2º Samuel 12.7-10Então, disse Nata a Davi: Tu és o homem. Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel e eu te livrei das mãos de Saul; dei-te a casa de teu senhor e as mulheres de teu senhor em teus braços e também te dei a casa de Israel e de Judá; e, se isto fora pouco, eu teria acrescentado tais e tais coisas. Por que, pois, desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o que era mal perante ele? A Urias, o heteu, feriste à espada; e a sua mulher tomaste por mulher, depôs de o matar com a espada dos filhos de Amom. Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.

Davi, aquele servo fiel do Senhor, nesse momento se qualifica como assassino, adúltero, mentiroso. Ele não terá condenação eterna, mas também não ficará impune, porque aquilo que semeia, colhe; e cai no buraco que cavou. Qual o nome que se dá para essa punição temporária sobre os salvos? É uma reação de Deus ao mal, e chama-se Disciplina.

Números 14.33-35Vossos filhos serão pastores neste deserto quarenta anos e levarão sobre si as vossas infidelidades, até que o vosso cadáver se consuma neste deserto. Segundo o numero dos dias em que espiastes a terra, quarenta dias, cada dia representado um ano, levareis sobre vós as vossas iniqüidades quarenta anos e tereis experiência do meu desagrado. Eu, o Senhor, falei; assim farei a toda esta má congregação, que se levantou contra mim; neste deserto, se consumirão e aí falecerão.

Este castigo é para o povo de Deus que tinha acabado de sair da escravidão do Egito.

1ª Tessalonicenses 1.10e para aguardardes dos céus o Seu Filho, a quem Ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura.

Apesar de passarmos por disciplina, nós somos livres da ira que virá, que é a ira que condenará ao lago de fogo e enxofre. A disciplina vem de Deus e coopera para o nosso bem, porque Deus pune aquele que Ele ama, Seus filhos.

Esdras 9.13Depois de tudo o que nos tem sucedido por causa das nossas más obras e da nossa grande culpa, e vendo ainda que Tu, ó nosso Deus, nos tens castigado menos do que merecem as nossas iniqüidades e ainda nos deste este restante que escapou...

Ainda temos de admitir que fomos castigados, mas Deus usa de misericórdia aliviando o nosso castigo, não dando tudo o que merecemos. Então, a disciplina é menos do que merecemos.

Como já vimos, há conclusões a respeito do mal que temos certeza porque a Bíblia revela e de algumas conclusões que não temos certeza porque a Bíblia nada diz. Sabemos que o mal não nasceu por conta dele próprio, não tem origem espontânea; não é eterno, não existe desde sempre e nem para sempre; não é independente, está debaixo do controle de Deus. Sabemos que todos os atributos de Deus são eternos porque Deus é Eterno. Quando pensamos em eternidade, pensamos sempre para frente, ou seja, algo que nunca vai acabar, eternidade é também algo que nunca começou, existe desde sempre. Este pensamento é próprio da nossa natureza finita. Deus, na Sua essência, é Amor, Gracioso, Misericordioso, Santo, Justo, Poderoso, Soberano, Glorioso, desde sempre, ou seja, estes atributos divinos não começaram a partir de um determinado momento, são da natureza do Ser de Deus. Mas esses atributos só se manifestaram depois do pecado. O amor, a graça, a misericórdia, a justiça, o poder e a soberania de Deus só se manifestaram efetivamente para nós depois do pecado. Antes do pecado estes atributos de Deus estavam Nele, mas não precisavam se manifestar. A Soberania de Deus se manifesta na eleição dos santos; se todos fossem santos não haveria escolha. Se não houvesse pecado não haveria necessidade da manifestação de nenhum atributo de Deus. Como a Bíblia diz todos os homens da terra são reputados em nada diante de Deus (Daniel 4.35), portanto nada merecemos; no entanto, Deus dá uma série de coisas para nós que não merecemos, e algumas Ele dá para todos, é o que chamamos de Graça Comum. Vimos que o mal é uma questão que entra na vida dos seres racionais, conscientes, que têm vontade: os anjos e os humanos. Sabemos que parte dos anjos optaram pelo mal e estão condenados. Sabemos que há, entre os humanos, aqueles que serão salvos e os que não serão salvos. Sabemos ainda que os não salvos terão a condenação eterna e irão para o mesmo lugar junto com os anjos que pecaram. Sabemos que o Senhor do inferno é Deus; no inferno o diabo é condenado como todos os que estão lá.

Aula ministrada na Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo

Transcrição da Missionária Heloísa Martoni

Bibliografia usada na preparação da aula:
A providência – Rev Héber Carlos de Campos
As Institutas – João Calvino
Razão da Esperança – Rev Leandro Antonio de Lima
Teologia Sistemática – Louis Berkhof(todos da Cultura Cristã/CEP)
As citações Bíblicas são da tradução de Almeida - revista e atualizada - Sociedade Bíblica do Brasil


Um comentário:

Anônimo disse...

"Sabemos que o Senhor do inferno é Deus; no inferno o diabo é condenado como todos os que estão lá."

Muito bom, um ponto de vista diferente e verdadeiro


Vilma Mello