sábado, 5 de novembro de 2011

O Castigo Temporário e Eterno

O castigo temporário só é aplicado aqui mesmo, nesta vida. O castigo que o salvo recebe é a disciplina. Não acontecem na glória, acontecem aqui. O castigo que tivermos de sofrer será aqui, no momento que formos para a glória, acabou. Enquanto estivermos aqui estamos sujeitos à disciplina. Ninguém gosta de ser disciplinado por vários motivos, o mais nobre seria reconhecer que merece o castigo e sentir tristeza de ter errado e não de sofrer o castigo.


Jó 6.4Porque as flechas do Todo-Poderoso estão em mim cravadas, e o meu espírito sorve o veneno delas; os terrores de Deus se arregimentam contra mim.


Jó está falando a respeito das setas de Deus. Os amigos de Jó dizem que ele está sendo castigado por alguma coisa errada que fez. O próprio Jó, embora não entendendo a razão do castigo, reconhece que em alguma coisa ele errou.


Salmo 116.3Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; caí em tribulação e tristeza.


O salmista diz que ele está sendo atribulado por Satanás. Seja o castigo vindo de Deus ou Deus usando outros instrumentos para castigar, há duas coisas muito importantes a respeito da disciplina que temos de saber: 1ª) todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, inclusive a disciplina; 2ª) Deus disciplina a quem Ele ama (Jó 5.17; Apocalipse 3.19). Portanto, devemos ficar preocupados quanto não somos disciplinados. A Disciplina tem algumas características.


Isaías 54.5-8Porque o teu Criador é o teu marido; o Senhor dos Exércitos é o Seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; Ele é chamado o Deus de toda a terra. Porque o Senhor te chamou como a mulher desamparada e de espírito abatido; como a mulher da mocidade, que fora repudiada, diz o teu Deus. Por breve momento te deixei, mas com grandes misericórdias torna a acolher-te; num ímpeto de indignação, escondi de ti a minha face por um momento; mas com misericórdia eterna me compadeço de ti, diz o Senhor, o teu Redentor.


Por um breve momento, foi temporário. Esta é uma característica da disciplina, ela é temporária. Ela é temporária aqui.


Apocalipse 3.16-19Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca; pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu. Aconselho-te que de mim compres ou refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas. Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te.


Eu repreendo e castigo aquele que amo; inclusive para tirar a preguiça da alma, porque no fundo, esta expressão não és quente nem frio quer dizer que não reconhece que está errando, que está pecando. O jovem rico pensava assim, e nós também. Só reconhecemos pecados horríveis, pecadilhos não.


Romanos 1.24Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si.


Aquele a quem Deus ama, Ele disciplina, e os outros Ele deixa por conta da própria natureza humana que se encarregará de punir. Como lemos em Hebreus: horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo, mais horrível ainda é ser largado das mãos do Deus vivo (Hebreus 10.31).


1ª João 2.8Todavia, vos escrevo novo mandamento, aquilo que é verdadeiro Nele e em vós, porque as trevas se vão dissipando, e a verdadeira luz já brilha.


Um dos motivos para sermos disciplinados é para perdermos esse apego ao mundo e não nos deixar levar pelo encantamento que o mundo oferece, dissipando as trevas, a neblina, diante dos nossos olhos.


Salmo 63.3Porque a Tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios Te louvam.


Exatamente, um motivo da disciplina é que lembremos sempre da Graça de Deus. Não temos nenhum mérito. Fomos disciplinados pela graça de Deus. Quando disciplinados é porque pecamos, se pecamos é porque nos deixamos ir pelo mal. A disciplina faz bem para nós, inclusive nos dá a certeza de que somos amados de Deus. Isto quer dizer que o mal coopera com o meu bem! Não significa que faremos aquilo que Paulo diz aos romanos: Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante (Romanos 6.1). Apesar do mal ser ruim, mau, pois ele atenta contra a Santidade de Deus, ele coopera para o nosso bem, nós que somos salvos.


Se não houver a consciência do pecado, se não reconhecer o pecado, é porque não é salvo. Para o salvo até o diabo coopera para o bem, pois todas as coisas, tudo, coopera para o nosso bem, nós que somos salvos por Cristo. Não tem ressalva. Todas. Se todas as coisas, todos os seres estão debaixo do poder de Deus e se entendemos que todos são instrumentos de Deus para execução da Providência, o objetivo final a glória de Deus, porque Deus é a causa primeira e a causa última de todas as coisas, todas as coisas cooperam para esse final. A doença é conseqüência do mal. Herdamos a natureza perecível de Adão. A doença nos atinge porque estamos vulnerável. Não significa que se amanhecemos com dor de cabeça é porque tenhamos pecado na noite anterior. Em tudo damos graças (não por tudo) porque tudo coopera para o nosso bem. Tiago diz para que tenhamos por motivo de grande alegria o passarmos por várias provações (Tiago 1.2).


Jó 1.7 e 2.2Então, perguntou o Senhor a Satanás: Donde vens? Respondeu Satanás ao Senhor e disse: De rodear a terra e passear por ela. Então, o Senhor disse a Satanás: Donde vens? Respondeu Satanás ao Senhor e disse: De rodear a terra e passear por ela.


Satanás passeia por aí. É muito importante lembrarmos que ele não é onipresente. Não se pode sempre jogar a culpa do pecado sobre o diabo, mas também não podemos esquecer que ele está por aí para nos tentar. O diabo e seus exércitos estão ai, mas ele é muito menos poderoso do que pensamos. Podemos resistir ao diabo e ao pecado; se não fosse possível resistir não seríamos responsabilizados pelo pecado que praticamos. Tiago diz que ninguém é tentado por Deus, mas somos tentados por nós mesmos, pela nossa cobiça. Uma doença pode ser disciplina, mas nem toda enfermidade é disciplina. Sabemos que há situações absolutamente específicas desde o Velho Testamento, com Miriã e Arão, com Ezequias, Jó não foi disciplinado, ele foi provado.


Temos as provações e as tentações. O objetivo da tentação é sempre induzir ao pecado. A provação é um teste que passamos, do qual podemos ser aprovados ou reprovados. Abraão passou pela provação quando ofereceu Isaque em holocausto. Abraão obedeceu e tinha certeza que Deus lhe devolveria Isaque, pois ele era o filho da promessa (Hebreus 11.17-19). Abraão obedeceu por fé (Romanos 1.5). Deus fez de Abraão o pai da fé (Romanos 4.11-12). Depois de provado, Jó dá testemunho de conhecer mais de perto o Senhor, por causa da experiência pessoal que tivera com o Senhor. Deus nunca tenta ninguém. Ele prova, não para Si mesmo, pois é Onisciente e conhece cada um mais do que pensamos, mas para o nosso crescimento no conhecimento Dele e para testemunhar aos outros, como foi no caso de Abraão e Jó. A tentação é só para induzir ao pecado.


O diabo rodeia a terra e passeia por ela, não para perturbar a Deus, Deus é imperturbável, mas para nos perturbar, nos tentar. O diabo quer só nos afastar de Deus.


Hebreus 2.18Pois, naquilo que Ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados.


Todos nós, em algum momento, somos tentados, porque isto faz parte do curso da nossa vida sermos tentados. Todos os homens são tentados, tanto é assim que Jesus mesmo foi tentado! Jesus passou pela mesma coisa que passam todos os homens. Com Sua experiência pode nos ajudar a vencer a tentação. A tentação não é irresistível. A graça de Deus é irresistível, mas a tentação não. Ninguém é tentado além do que possa resistir (1ª Coríntios 10.13); resistir ao diabo e ele fugirá de vós (Tiago 4.7). É aí que entra a nossa responsabilidade. Um certo artigo disse que não somos responsáveis por aquilo que fazemos. No fundo é isso, queremos nos livrar da responsabilidade. Não temos liberdade para fazer qualquer coisa que queiramos, mas temos liberdade para tomar uma série de decisões nesse meio de caminho. Dizem por aí que se Deus deixa o diabo no mundo para nos tentar, não temos culpa de pecar! Isso é falso. Somos responsáveis pelo que fazemos. Aquilo que semeamos, colhemos.


Tiago 1.12-13Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam. Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e Ele mesmo a ninguém tenta.


Deus a ninguém tenta; mas, ao mesmo tempo, bem-aventurado por ser tentado; ou seja, se é uma bem-aventurança, mas não vem de Deus, ela vem através de algum instrumento de Deus, porque todas as coisas boas vêm de Deus. A tentação não vem de Deus, mas de um instrumento da Providência, porque é para o nosso bem.


Lembrando, o mal não é independente, autônomo, mas está debaixo do controle de Deus. Por mais que seja efetivamente ruim, que seja o mal, ele não existe por conta própria, não tem vida própria. Vimos em várias citações que Deus não pratica o mal, porque Ele é Santo, Deus não aprova o mal, mas está sob o controle Dele. Sejam anjos ou sejam homens que pratiquem o mal, nenhum deles o faz, sem que tenha algum objetivo para a glória de Deus. O amor, a graça, a misericórdia, a justiça, a soberania, são atributos eternos de Deus, pois são a essência, fazem parte da natureza eterna de Deus. São desde sempre. Mas se manifestaram com o aparecimento do mal. Quando o mal deixar de existir, os atributos continuarão fazendo parte da natureza, do Ser de Deus, mas não precisarão se manifestar mais. Anjos e homens são seres que receberam inteligência, vontade e capacidade de fazer as coisas, pecaram; entre anjos, foram alguns, entre homens, todos caíram.


Sabemos que Deus, em Cristo Jesus, providenciou a salvação de uma parte da humanidade, da qual fazemos parte, nós os salvos. Sabemos ainda que anjos que abandonaram a Deus e as pessoas que negaram o Senhor Jesus serão lançados no mesmo lago de fogo; o diabo vai junto, não para ser chefe, mas condenado, castigado com anjos e homens perdidos. Todos sofrerão a morte eterna, que significa sofrimento eterno. Morrer eternamente é estar separado de Deus para sempre, pela eternidade a dentro. Não é morrer e acaba tudo. Não. É sofrimento eterno. Nós, os salvos, passamos, de vez em quando, por disciplina. Lembrando que disciplina é uma punição temporária; uma disciplina aplicada aqui na terra, enquanto vivemos aqui, porque depois que subirmos aos céus nenhuma disciplina haverá.


No credo apostólico dizemos que Cristo desceu ao Hades; Jesus passou pela experiência que todos os pecadores passariam, porque levou sobre Si os nossos pecados. Ele passou por isso para que nós não passemos. Jesus desceu e pregou aos espíritos em prisão, comprovando a justiça anunciada por Noé (1ª Pedro 3.18-20; 2ª Pedro 2.5), depois subiu aos Céus, levou cativo o cativeiro (Efésios 4.8-10), Jesus tragou a morte pela vitória para sempre (Isaías 25.8; 1ª Coríntios 15.54-57), o cativeiro da morte foi vencido para sempre. Graças a Deus que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.


Nós somos tentados e provados, que são coisas parecidas, mas não são iguais. O objetivo da tentação é sempre dirigir para o pecado. A provação é um teste que pode resultar em pecado ou não. Nós somos tentados por Satanás e suas milícias, por nós mesmos, pela nossa carne, e pelo mundo. Somos muito mais tentados por nós mesmos do que pelo diabo, porque ele não é onipresente nem onipotente. Tentar induzir alguém ao mal, já é praticar o mal. Sempre que pecamos contra o próximo, pecamos também contra Deus. Há pecado contra Deus que não agride o próximo. O nosso pecado é sempre contra Deus, mas, às vezes, é contra o próximo também. Observando os Dez Mandamentos vemos que os primeiros são contra Deus e depois, os seis últimos, são contra o próximo.


Nós também passamos por provações. Tanto na provação como na tentação, não se pode dizer que não temos como resistir. Ninguém tem essa desculpa. Ninguém pode dizer: A tentação foi tão forte que não pude resistir, porque se não temos como resistir, não somos responsáveis por isso. A Bíblia afirma que não há tentação que não possamos suportar, podemos resistir ao diabo e ele fugirá de nós. Pelo nosso querer que nos deixamos levar pela tentação. O diabo pode até induzir a pessoa a cair em tentação, mas ela só cai se quiser. Tiago diz que devemos ter por motivo de grande alegria o passarmos por provação (Tiago 1.2). Por quê? Porque todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Todas. Tiago não diz para se ter grande alegria em cair em tentação. Na oração do Pai Nosso Jesus nos ensina a pedir ao Pai para não nos deixar cair em tentação; nenhuma vez diz para que não sejamos tentados.


Sabemos que Satanás é o primeiro ser a praticar o mal. A partir daí ele alicia as suas milícias. Ele tenta o homem e o homem cai. Se eu tenho por grande alegria passar por provação e tentação, e Jesus nunca pediu para que Ele mesmo não fosse tentado e se a origem da tentação humana vem de Satanás, então Satanás existe para o nosso bem. Se o diabo é o grande tentador e nós temos grande alegria por passar por tentação, o diabo existe para nossa alegria. Resistindo à tentação somos aprovados por Deus e o galardão no céu; por isso diz a Bíblia: em tudo daí graças (1ª Tessalonicenses 5.18). Ficamos felizes com a disciplina, pois ela nos dá a certeza de que somos amados, somos filhos de Deus (Hebreus 12.6).


Satanás está particularmente empenhado em tentar aqueles que são salvos. Satanás é uma ser muito inteligente, ele não é onisciente, mas é um grande observador. Tanto é assim que não somos tentados em nossos pontos fortes, mas em nossas fraquezas. Ele não vem nos tentar onde ele sabe que podemos resistir, mas no ponto fraco. Ele tem conhecimento de muitas coisas; ele fica rodeando pronto para dar o bote, como o leão na espreita da presa. O diabo tem poder, mas não é onipotente. Ele é muito forte, mas não chega a ser tão forte quanto a nossa resistência. Se assim não fosse a Bíblia não recomendaria para resistir, e ele fugirá de nós. Qual o objetivo de Satanás?


1º Crônicas 21.1Então, Satanás se levantou contra Israel e incitou a Davi a levantar o censo de Israel.


Satanás levantou e incitou Davi. Não era um ato exclusivo de Satanás, porque se Davi não quisesse ele não teria feito isso. Davi quis levantar o censo para mostrar o poder militar que ele tinha.


1ª Pedro 5.8-9Sede sóbrios e vigilantes. O Diabo, vosso adversário, anda em derredor como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.


Pedro diz que o diabo está provocando, mas diz também que temos de resistir firmes na fé. Então, dá para resistir.

1ª Coríntios 10.12Aquele, pois, que pensa estar de pé veja que não caia.


O diabo é oportunista. Uma das oportunidades que ele mais usa é a nossa fraqueza. A fraqueza de Davi foi a vaidade. Como diz o pregador: vaidade das vaidades, tudo é vaidade. O perigo do crente é pensar que está em pé, que está tranqüilo e que nada o derruba. O diabo vai pegar bem aí no ponto fraco. Satanás é oportunista, é observador, porque no ponto fraco conhecido que ele atacará, não apresentará uma coisa nova que ele não sabe qual será a reação do indivíduo. Há duas coisas diferentes. Uma é o pecado involuntário, algo que se fez sem querer. A outra coisas é o pecado cometido sem consciência do pecado, mas não foi involuntário, está sendo cometido voluntariamente. Vamos pegar os nossos exemplos bíblicos e pensar um pouco. Paulo diz: o bem que quero fazer não faço e acabo fazendo o mal que não quero; e tem uma coisa que o Satanás fica usando para vencê-lo, Paulo chama de “minha carne”, da qual ele não consegue se livrar. Não é uma coisa desconhecida dele, não é uma coisa nova, mas é o seu ponto fraco, e nisso ele é atormentado. Somos tentados em nosso ponto fraco, tenhamos ou não consciência dessa fraqueza. O oportunismo de Satanás é atacar no ponto fraco, que também é mais fácil. De qualquer forma, o diabo não é imbatível.


Tiago 4.7Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós.


Se a Bíblia diz para resistir ao diabo, é porque podemos resistir; e tem mais, ele vai fugir.


Efésios 4.27nem deis lugar ao Diabo.


Não dar lugar ao diabo quer dizer para não dar espaço para ele agir. Podemos resistir e não dar lugar.


1ªPedro 5.5-6,9Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a Sua graça. Humilhar-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que Ele, em tempo oportuno, vos exalte. Resisti-lhe (o diabo) firme na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.


Como podemos resistir ao diabo? Com nossa força? Humilhando-se e reconhecendo que sozinhos nada podemos. Deus resiste aos soberbos, àqueles que pensam que estão de pé. O que nos dá capacidade de resistir ao diabo é nos colocarmos nas mãos de Deus, porque não é com a nossa força, mas de Deus. O diabo não age sozinho, ele também usa uma série de instrumentos. Os instrumentos de Satanás não são somente os seus anjos, suas hostes satânicas:


Mateus 16.22-23E Pedro, chamando-o à parte, começou a reprová-lo, dizendo: Tem compaixão de ti, Senhor, isso de modo algum te acontecerá. Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens.


Jó 2.9Então, sua mulher lhe disse: Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre.


Isso que é esposa! Pensamos que essas tentações vêm de fora, de longe, de coisas alheias no dia-a dia. Não. Vêm do amigo, daquele que está ao nosso lado todos os dias. Pedro era discípulo de Jesus, amigo de todos os dias. Jesus reconhece o inimigo usando Pedro. Para a mulher de Jó, melhor do que passar por esse sofrimento todo é morrer. Pedro podia não ter consciência da sua fraqueza. Satanás usou a fraqueza de Pedro, como usa a nossa, que está em nossa natureza pecadora. A suprema ilusão do diabo foi tentar a Cristo, pensando que isso fosse possível por ter, Jesus, natureza humana. É óbvio que ele é oportunista e existe essa natureza no homem. Se o homem fosse um ser não pecador ele teria muito mais trabalho, como ele teve com Adão e Eva. Satanás usa a nossa natureza pecadora e tudo o que ele puder usar em volta; por isso a tentação vem de bem perto.


A tentação também coopera para o nosso bem. A tentação sempre vem do maligno, mesmo assim ela coopera para o nosso bem. Ela foi usada para testar e para provocar todos. Não há ser humano que não tenha sido tentado, começando por Adão e Eva até Jesus Cristo. Somos testados por Satanás e por nós mesmos; muito mais continuamente por nós mesmos, porque convivemos permanentemente conosco.


Marcos 7.21-23Porque de dentro do coração dos homens é que procedem os maus desígnios, a prostituição os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem.


Satanás? Não. De dentro de nós, do nosso coração, do nosso desejo.


Provérbios 27.19Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim, o coração do homem, ao homem.


O que somos vem do nosso coração. Então, a tentação vem de nós mesmos. Ela tem uma função muito importante: é reconhecermos que somos pecadores. Se não reconheço que sou pecador, não preciso de salvação, não preciso de arrependimento. O que o homem faz vem de dentro dele mesmo; ele reflete o que está dentro do seu sentimento. A tentação existe para reconhecermos que somos pecadores, porque sem esse reconhecimento não nos humilhamos diante de Deus. Só há vitória se nos humilharmos. O apóstolo Paulo pede para não pecar, mas a resposta divina é: a minha graça te basta. Tudo serve para o nosso bem, porque é através desse caminho que nos arrependemos, nos humilhamos e nos colocamos nas mãos de Deus.



Aula ministrada na Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo

Transcrição da Missionária Heloísa Martoni

Bibliografia usada na preparação da aula:
A providência – Rev Héber Carlos de Campos
As Institutas – João Calvino
Razão da Esperança – Rev Leandro Antonio de Lima
Teologia Sistemática – Louis Berkhof(todos da Cultura Cristã/CEP)
As citações Bíblicas são da tradução de Almeida - revista e atualizada - Sociedade Bíblica do Brasil


Nenhum comentário: