quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Simples assim

"Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza." (1 Tm 4:12)


Na teoria todo mundo sabe os motivos que levam o homem a pecar. É da sua própria natureza, é tentado por sua própria cobiça e, apesar do diabo dar uma mãozinha, sabemos que se resistirmos ao tentador, ele fugirá de nós.

Também já foi mais do que explicado que o pecado nasce na intenção. Sua execução não é obrigatória. Tem ódio no coração? Já cometeu o assassinato. Só imaginou a cena? Já cometeu adultério. Cobiçou? Vale tanto quanto ter roubado.

Apesar dessas coisas serem ululantemente declaradas na Bíblia, continuamos a pregar como se só causas externas gerassem o pecado. E continuamos a considerar como pecador só aquele que efetivou fisicamente a sua intenção.

Muitos sermões, artigos e mensagens parecem se basear no ditado popular que diz que "a ocasião faz o ladrão" quando não é a ocasião que faz o ladrão, esse já está feito, a ocasião só facilita o exercício do crime.

No passado a culpa era de livros lascivos. Depois surgiu o cinema com sua incitação à violência. A televisão, não poucas vezes, foi comparada à besta escatológica. No caminho passamos pelas revistas pornográficas, os videogames de combates até chegarmos à Internet que desbancou a todos os demais demônios midiáticos anteriores.

Multiplicam-se as palestras a respeito dos perigos e das tentações da rede, como se Jesus tivesse dito que "não peço que os livre do mal, mas que os isole do mundo" - antes que alguém deixe um comentário me acusando de heresia, o que o Mestre disse foi justamente o contrário, basta olhar na sua Bíblia, em João 17:15.

Tão pouco estou fazendo proselitismo do lixo geral que circula em todas as mídias. Mídias, que posinal, também servem para o bem quando as utilizamos adequadamente.

O que precisamos analisar é o nosso comportamento, o nosso coração. Se foi transformado ou não. Se o pecado é algo que nos incomoda ou nos dá prazer.

Enquanto continuarmos a procurar em fatores externos as causas do nosso mau agir, estaremos cada vez mais longe de Deus.

É de mim e de você que Ele quer uma vida fiel na palavra, no procedimento, na fé e na pureza. O mundo e sua corrupção Ele mesmo já entregou aos seus próprios pecados e, por eles, receberá sua retribuição.

Quando você estiver frente a frente com Deus, Ele não vai aceitar esse tipo de desculpas, apenas dizer: servo mau e inútil...

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá! Fiquei surpresa (e feliz) ao digitar "CALVINISTAS" no Google e encontrar link para seu blog. Sábias palavras as suas. Há pouco tempo eu fiz um blog para mim, e estive procurando blogs que eu pudesse comentar, mas poucos foram os que eu achei com um verdadeiro conteúdo cristão bíblico.

Continue na firmeza (:
Francine - www.HEIRESS.zip.net

Lou H. Mello disse...

Como diria um velho pastor e professor de nosso seminário: "Tem gente acreditando em 'colocar cercas' como sinônimo do exercício pastoral, mas o importante é ganhar o coração das ovelhas".

Tatá disse...

Olá Fábio,

Obrigado pela visita e pela força.

Eu sempre entendi que Deus quer, somente, o nosso coração, mas, por n razões alguns homens foram deturpando essa intenção visando outros interesses, é uma pena!

Um forte abraço, e conto com as suas orações.

Unknown disse...

PROFESSOR FABIO, EU GLORIFICO AO SENHOR DEUS DAS LUZES POR ELE FAZER DE VOCÊ UM INSTRUMENTO PARA GLORIA DELE. TUDO O QUE VOCÊ NOS ENSINA É MARAVILHO. HÁ MUITAS PASSAGENS BÍBLICAS QUE EU TINHA DÚVIDAS E VOCÊ FOI USADO PELO ALTÍSSIMO PARA ME EXPLICAR. AGRADEÇO AO SENHOR DEUS A CADA INSTANTE DA MINHA VIDA POR ELE ME ENSINAR E ME AJUDAR A CADA DIA NO CRESCIMENTO ESPIRITUAL. COMO É IMPORTANTE APRENDERMOS E COLOCARMOS EM PRÁTICA TUDO O QUE O SENHOR DEUS NOS ENSINA. HOJE, AO FAZER RETROSPECTIVAS DA MINHA VIDA, PERCEBO O QUANTO DEUS TEM ME MUDADO PARA MELHOR O MEU VIVER. ATÉ DOMINGO PROFESSOR.