quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Reflexões breves

Por que Jesus? – Atos 4:11-12

Essa semana assistimos em casa a série de filmes de Indiana Jones. O segundo episódio, “O templo da perdição”, certamente o mais sombrio dos quatro, mostra a aventura do herói resgatando crianças de um templo hindu onde as mesmas eram oferecidas em sacrifício (um ritual antigo que até mesmo judeus idólatras praticaram na adoração a Moloch). Um fato em comum a todos os cultos idólatras é o de que os pseudodeuses mais pedem do oferecem. Neles, é o homem, por suas práticas que poderia se salvar. Sabemos que é uma falácia. Nenhum homem tem essa capacidade e, por isso mesmo, só mesmo através da Graça de Deus que podemos ser salvos e os nossos pecados pagos. Só um, único e suficiente, Cordeiro de Deus pôde pagar, com o seu sangue, as nossas culpas. Os que não aceitam esse favor de Deus, vão continuar procurando caminhos próprios para a sua salvação – e nunca vão encontrá-los.

Útil Para o Ensino – 2ªTimóteo 3:15-17

Em pedagogia aprendemos que a palavra currículo, de origem latina, significa o curso, a rota, o caminho da vida ou das atividades de uma pessoa ou grupo de pessoas. Quando somos mais específicos entendemos que significa a organização de atividades que serão realizadas pelo professor e seu grupo de alunos. Paulo, quando escreve a Timóteo, lhe ensina que tudo aquilo que precisamos aprender para o curso das nossas vidas, está nas escrituras. Desde a criação até a consumação Deus nos revela quais são as atividades que devemos praticar para alcançarmos sabedoria, a justiça e, principalmente, materializa em Cristo o único caminho para a vida eterna. Só os que seguem esse currículo é que se habilitam para a perfeição.

Discernimento de Paulo – Atos 16:16-18

Tenho ouvido com bastante freqüência relatos de pessoas que freqüentam igrejas que se autodenominam como evangélicas, falando do “poder espiritual” dos seus líderes em desvendar os mistérios e segredos das vidas das pessoas que adentram seus templos. São relatos assustadores, essas manifestações não diferem muito do poder demonstrado por adivinhos e cartomantes, mas são anunciadas como revelação do Espírito Santo. A Bíblia nos adverte que muitos falsos mestres surgirão falando em nome de Deus e realizando maravilhas para tentar confundir os salvos – até mesmo declarar que somos servos do Deus Altíssimo, como fez essa jovem possessa em relação a Paulo e seus companheiros de viagem. Como ele, quem tem verdadeiramente o Espírito Santo nas suas vidas, não se deixa iludir pelo engano, nem por aquilo que pode parecer sagrado, mas é demoníaco. Peça a Deus discernimento, embriague-se do Espírito. E viva de acordo com a vontade daquEle que é a única verdade.

Disciplinado Pelo Senhor – 2ºCrônicas 33:1-2; 10-13.

O fato de sermos escolhidos, resgatados e chamados para ser povo de Deus não significa que estamos imunes ao pecado. Pior, não estamos livres de, eventualmente nos afastarmos de Deus e praticarmos coisas abomináveis. Todas as vezes que o povo de Deus se afastou dele, Deus o disciplinou com o objetivo de que se humilhassem e reconhecessem que só através do Senhor poderiam alcançar graça, misericórdia e salvação. Ser disciplinado por Deus não é uma desgraça, mas uma benção destinadas àqueles que Ele ama. Só deveríamos nos preocupar quando, apesar de pecadores e infiéis, nada nos acontece, pois isso seria um sinal de que Deus nos teria abandonado aos nossos próprios pecados e, aí sim, estaríamos perdidos. Ninguém deve se afastar de Deus em busca dessa benção. Mas, se isso acontecer, deve reconhecer que só o imenso amor do Pai é que permite que sejamos reconciliados com Ele.

Sabedoria Dada por Deus – Gênesis 41:16, 32, 33, 39,40.

Salomão escreve no livro de Provérbios que o temor do Senhor é o princípio do saber. Paulo escrevendo a Tito recomenda que a sabedoria seja pedida a Deus, que a concederá liberalmente. José, no texto que lemos, reconhece que não tem nenhuma sabedoria que não seja a da revelação de Deus. O homem pode acumular informações, gerar e distribuir conhecimentos (aliás, nunca se gerou tanto conhecimento como nos tempos atuais). Nada disso tem alguma serventia ou utilidade se não for usado de maneira sábia, e esse discernimento do que usar, de como usar e para que usar, só vem de Deus que é o princípio, o meio e o fim de toda sabedoria.

Deus Conhece Seus Servos – Juízes 7:9-15

“Conhece a ti mesmo", dizia Sócrates, o filósofo grego. O autoconhecimento tem sido a busca do sucesso de todos os homens que acreditam que podem realizar algo pelas suas próprias mãos. Livros de auto-ajuda e manuais de desenvolvimento e crescimento pessoal proliferam nas livrarias as nas bancas de jornal (e, infelizmente, nas cabeceiras de muitos crentes). Gideão não acreditava em suas próprias forças, não conhecia a si mesmo e duvidava que seria capaz de combater o imenso exército dos midianitas. Deus lhe mostrou quem é que agiria por ele e ao lado dele. Só quando reconhecemos que não temos a capacidade de conhecer nem a nós mesmos, e que só Deus conhece realmente quem somos e nos habilita para Sua obra, através do Seu poder, é que vamos ser úteis para o trabalho cristão.

Cumprindo Uma Promessa – 1ºSamuel 20:15; 2ºSamuel 9:1, 13.

O verdadeiro cristão é alguém que reconhece Cristo como seu único salvador, que usa a palavra de Deus como seu guia de vida mesmo quando disciplinado, sabe que a sabedoria e o discernimento só vem de Deus, e só Ele conhece a cada um de nós. Quem vive assim, procura agir da mesma forma que seu único modelo que é Deus, e ele nunca deixou de cumprir suas promessas. Se temos de Deus essa garantia, devemos replicá-la na nossa relação com todos os homens. Aquilo que falamos, que seja o que cumprimos – certamente seremos reconhecidos por Deus e pelos homens como servos fiéis.

Publicado originalmente no boletim da Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo em Julho de 2008

Nenhum comentário: