quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Um bando de incompetentes

Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes; 1 Co 1:27

O princípio de Peter (no caso, Lawrence Johnston Peter) dizia que todo mundo é incompetente, inclusive você! Ele demonstrava que em qualquer função as pessoas chegam a um ponto onde acaba a sua competência e que elas deveriam administrar esse fato, não se deixando passar para esse ponto.

Nosso Deus sabe exatamente qual é o limite de competência de cada um mas, ao contrário do que se espera dos líderes da administração, Ele resolveu escolher justamente esses para realizar a sua obra. Não os sábios, não os poderosos, não os nobres.

Jacó era um trapaceiro. Raabe uma prostituta. Sansão um destemperado, Rute uma imigrante catadora de sobras. Saul nada mais era que um flanelinha (sua função era tomar conta das bagagens enquanto os líderes discutiam coisas sérias). Davi, um moleque que cuidava de ovelhas. Eliseu um lavrador. Jonas, um medroso. Amós, um boiadeiro. Além de um bando de pescadores toscos e alguns que ressaltaram seus próprios defeitos (Jeremias se achava uma criança e Isaías confessava ser um homem de lábios impuros).

Incompententes na visão quem ? Da nossa, é clara. Nós que nos achamos o máximo. Eles foram vítimas de preconceito no seu tempo, como seriam hoje se estivessem entre nós. O pai de Davi não o deixou ir para a batalha, era apenas uma criança. Amós foi chamado de conspirador barato. Elias de perturbador. Jeremias foi jogado numa fossa. Os apóstolos foram tidos por bêbados, iletrados e inclultos. Paulo teve de exortar a igreja a respeitar Timóteo (era muito jovem aos olhos dos crentes).

Claro, não se pode negar que todos possuíam dois problemas sérios : eram pecadores e totalmente despreparados para o tamanho da missão que receberam. Mas o que é que nos leva a olhar tantos servos de Deus como pessoas de segunda classe ? Por que é que nós somos preconceituosos ?

Primeiro porque nos falta Humildade (relação de cada um consigo mesmo) : nós nos achamos melhores que os que foram escolhidos, mais inteligentes, mais preparados, mais eruditos. Não será por nossa própria vanglória que deixamos de ser escolhidos tantas vezes (Gl 5:26). Será que Deus não escolhe os mais simples justamente para nos envergonhar (e para que nos humilhemos?)

Em segundo lugar, somos preconceituosos por falta de Amor (relação com o próximo). Falta do puro e genuíno amor que não se ensoberbece (1 Co 3:4). Será que Deus não escolhe os incompetentes para nos dar a chance de mostrar o nosso amor ?

Finalmente, somos preconceituosos por falta de (relação com Deus). Se duvidamos da escolha de Deus é porque não acreditamos na capacidade d´Ele de selecionar. Chegamos a pensar que Deus deve ter se enganado e o "raio da eleição" caiu no cara que estava do nosso lado e não em nós (como se Deus pudesse se enganar). Isso só demonstra a nossa falta de crescimento espiritual (Ef 4:11-12) e é Deus mesmo que declara que escolhe uns para aperfeiçoamento de outros.

Qual é o seu problema pessoal ? Falta de humildade, de amor ou de fé ? Bata um papo com Deus a esse respeito, certamente ele pode te transformar.

Nenhum comentário: