Como te roguei, quando partia para a Macedônia, que ficasse em Éfeso, para advertires a alguns que não ensinassem doutrina diversa, nem se preocupassem com fábulas ou genealogias intermináveis, pois que produzem antes discussões que edificação para com Deus, que se funda na fé... 1 Tm 1: 3-4
Muitas vezes tenho a impressão de que estou vivendo no final dos tempos apostólicos e que meu pastor atende pelo nome de Paulo de Tarso. Minha impressão é reforçada por comentários como o de um sobrinho meu que outro dia reclamava que fazia muito tempo que não ouvia uma pregação sobre a salvação.
Uma das fábulas mais recorrentes no mundo evangélico é a da discussão sobre a Criação. Os crentes parecem ter um problema sério com isso, acreditam que precisam se justificar com os de fora da Igreja, de uma forma que beira a humilhação e a vergonha.
Para se sentirem incluídos no mundo, sem renegar aquilo que dizem crer, procuram fórmulas fabulosas que harmonizem as escrituras com a ciência. Não poucas vezes procuram adaptar a Bíblia para satisfazer essa necessidade de contextualização. Esquecem que a palavra de Deus é loucura para os que se perdem. Não aceitam que nós não somos desse mundo, aqui estamos apenas como peregrinos.
Que diferença faz para a sua fé, se o dia de Deus tem 24 horas, 25 bilhões de anos ou 10 segundos ? Seu "deus" é mais ou menos soberano dependendo da forma como criou as coisas ?
O que as escrituras nos revelam, ou seja, tudo aquilo que é necessário para nossa relação com Deus é o seguinte :
A criação é um ato do Deus triúno : quem criou foi Deus. Jesus Cristo e o Espírito Santo não são meros coadjuvantes, mas co-autores, como não poderiam deixar de ser num Ser que é uno e trino.
A criação é um ato livre de Deus. Ele não precisava, nem foi obrigado por nenhum fator externo a Ele a criar alguma coisa. A criação não é uma emanação de Deus, isso seria uma incontinência criativa. Nada acontece que não seja por Sua vontade.
A criação é um ato atemporal e fora do espaço. Tempo e espaço são resultados da criação não provocadores dela.
Deus criou as coisas a partir do nada (ex-nihilo) : essa deve ser a parte mais incompreensível aos que não crêem, mas perfeitamente compreensível para aqueles que se fundam na fé. A idéia de que a matéria é eterna e que Deus foi apenas um moldador da mesma não faz sentido nem do ponto de vista filosófico que não aceita esse conceito dualista de dois eternos.
A criação tem existência distinta de Deus. A criação não é um pedacinho de Deus, como se ele tivesse extirpado um pedaço da sua matéria (que não existe, uma vez que Deus é espírito). O que não significa que a criação não dependa da providência divina para a sua subsistência. Colocar o universo criado como sendo o próprio Deus é apenas uma forma de negá-Lo.
Por fim, toda a criação foi feita para a Glória de Deus. Ainda que os humanistas não gostem do fato, o mundo não existe para a felicidade do homem. O homem existe porque Deus quis, e não o contrário. A criação é, ao mesmo tempo, a manifestação da glória de Deus e existente para o louvor dessa glória. Se por causa dessa constatação você acha que Deus é um egoísta, é porque ainda não provou do maravilhoso amor que tem por nós (e que também é manifestação da Sua glória e para a Sua glória).
Querer ir além disso, do ponto de vista religioso, é tentar acrescentar coisa ou modificar a Bíblia. Que a ciência seja ciência e, como toda atividade humana, efêmera e finita.
Que as fábulas e genealogias intermináveis continuem suas discussões.
Nós nos firmamos na Fé.
3 comentários:
Excelente definição sobre a Criação. Perfeita.
Abraços
Para pensar:
"Eles vieram com uma bíblia e sua religião - roubaram nossa tgerra, esmagaram nossos espíritos ... e agora nos dizem que devemos ser agradecidos ao 'Senhor' por sermos salvos" Chefe Pontiac
Carla : não sei se chega a ser uma definição, apenas algumas constatações a partir do que está na Bíblia.
Anônimo : pena que o chefe Pontiac não entendeu nada. E, acho que nem você, mas como está escrito : a palavra de Deus é loucura para os que se perdem.
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