sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Servos ou escravos ?

Paulo e Timóteo, servos de Jesus Cristo... Fp 1:1

Paulo chamava a si mesmo de servo, tanto no livro de Filipenses, como em muitos outros.

A palavra grega original, é doulos. Alguns preferem que essa palavra seja traduzida por escravo. Pode-se argumentar a favor dessa tradução, mas a relação é muito mais profunda que a que havia entre senhores e escravos do mundo.

Paulo e Timóteo haviam sido comprados por um preço, tornando-se propriedade do seu Senhor, a quem pertenciam totalmente e a quem deviam toda a lealdade. Mas seria muito simplista pensar no termo escravo sem também lhe atribuir os seus aspectos negativos.

Paulo usa sempre o doulos em um sentido espiritual. É alguém que serve ao Senhor com alegria de coração, com espírito renovado e em perfeita liberdade (Rm 6:18), recebendo do Pai uma gloriosa recompensa. O amor e a boa vontade com Deus e com os homens enchem o coração desse servo.

Escravo, por outro lado, também traz o sentido de alguém que é forçado a trabalhar, está sujeito pela força e é objeto de maus tratos. O que torna o uso do termo escravo sem sentido para representar a relação entre Deus e seus santos. O termo servo é realmente mais adequado.

Algumas pessoas que se dizem crentes agem como se fossem escravos e não servos. Acham que Deus lhes impõe uma vida de trabalhos forçados e de tristezas.

Nós somos servos que trabalhamos para o Senhor de coração, pois sabemos que foram redimidos, pelo Seu sangue, da escravidão do pecado (essa sim, forçada e cheia de muas tratos).

Pertencemos, com alegria, ao Senhor soberano das nossas vidas e dos nossos destinos.

Nenhum comentário: