sexta-feira, 20 de março de 2009

Sola gratia

Dentre os Atributos Comunicáveis de Deus estudamos a misericórdia. Hoje estudamos a Graça. Lembrando o que é Graça: Graça é favor imerecido.

Qual a diferença entre Misericórdia e Graça. Misericórdia de Deus é não dar o castigo que nós merecemos. Graça, fora o fato de que ela é de graça, é algo que se recebe sem ter mérito algum, ou seja, alguma coisa que não merecemos. A graça e o mérito são mutuamente excludentes, ou seja, onde existe mérito não existe graça. Se eu mereço não existe graça. Diz a Bíblia que o trabalhador é digno do seu salário, isto é, o salário é devido àquele que trabalha. Graça é receber quando não existe direito e nem mérito nenhum.

Como Deus é eterno e infinito, a Graça de Deus também é eterna e infinita, o que não significa que a aplicação da graça de Deus é eterna. Vamos entender. A graça de Deus se manifestou a partir do momento que passamos a existir, nós seres humanos. Antes da criação do homem a graça estava nos decretos de Deus, mas não era aplicada porque não havia para quem se manifestar. A Graça de Deus é infinita, mas a manifestação da graça divina não é para qualquer pessoa. A graça de Deus se manifesta para os que são escolhidos, para aqueles que são o objeto da Sua graça. Então, a graça de Deus é eterna porque Ele é gracioso desde sempre, pois faz parte da Sua essência; a graça de Deus é infinita porque Deus é infinito, mas a manifestação, a aplicação da graça surge no tempo e ela é limitada pelo querer de Deus, isto é, quando Deus resolveu dar a Sua graça. A Graça de Deus é valorosa, ela é soberana, ou seja, Deus escolhe a quem distribuir, porque Deus é soberano, e ela é maravilhosa, como diz o hino!

A obra da graça perpassa todo o plano de salvação. Que mérito tínhamos ou temos nós? Nenhum. Por merecimento teríamos a condenação. Mérito por mérito, todos nós estaríamos condenados. A graça se manifesta desde a eleição, passando pelo sacrifício de Cristo até a chamada do Espírito Santo. O que a Bíblia diz?

Efésios 2.8 – Porque pela graça sois salvos mediante a fé, e isto não vem de vós é dom de Deus.

Somos salvo pela graça. A fé é o meio de salvação. E mesmo a fé não vem de nós, é dom de Deus. A minha fé não vem da minha vontade, tenho fé porque Deus me deu fé. Eu merecia essa fé? Não. Portanto, também a fé eu recebo pela graça. A fé vem pela graça de Deus. Não é só de graça, mas pela graça. Todos os passos da redenção são decorrentes da Graça de Deus, e a graça está dentro dos atributos de bondade de Deus. Onde nasce a graça de Deus por nós? Ela nasce no amor de Deus. A graça é decorrente do amor de Deus por aqueles que Ele resolveu amar, e que Ele resolveu chamar pela Sua graça. Cristo morreu por esses. De novo, Cristo não morreu por todo mundo. Quando fala em João 3.16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira...” a palavra “mundo” é principalmente para diferenciar a crença que o judeu tinha que Deus tinha amado só os judeus; quando fala “o mundo” está dizendo que Deus amou pessoas de todas as raças e nações, não significa que Ele amou todas as pessoas de todas as raças e nações.

Aqueles que Deus quis salvar Ele deu para o Filho. Jesus disse: aqueles que o Pai me deu. Se Jesus diz “aqueles que o Pai me deu”, Ele está dizendo que existem alguns que o Pai não me deu. Aqueles que o Pai deu de maneira nenhuma Jesus lançará fora. Somos regenerados pela ação do Espírito Santo, que nos chama e quando Ele chama não tem ninguém que possa dizer: “eu não quero”. Seria muita arrogância dizer que temos capacidade para resistir ao chamado do Espírito Santo. No momento em que o Espírito Santo nos chama não há nada que possa resistir. A Graça de Deus é irresistível. A vontade soberana de Deus é sempre cumprida, executada.

Somos justificados pelo sangue de Jesus Cristo. O que nos justifica é o sangue de Jesus Cristo. O que significa “justificar”? Tornar justo. Eu era injusto. Como eu me torno justo de novo? Pagando a dívida. Só me torno justo de novo pagando a minha dívida. Mas eu não tenho como pagar a minha dívida, quem me justifica é o sangue de Jesus. O plano de salvação todo ele é de graça e pela graça. Completado esse ciclo: eleição, justificação e regeneração, eu, salvo, entro em outro processo que se chama crescimento espiritual ou santificação. Se dependesse de mim eu não poderia fazer nada sozinho. Portanto, mesmo a minha santificação só se dá porque eu recebo de Deus a capacitação, os meios que Ele me dá para me santificar. Portanto, a minha santificação é pela graça.

1ª Pedro 5.10 – “Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à Sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, Ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar”.

Aquele mesmo que chamou pela graça, Ele mesmo vos aperfeiçoará. Ele fala em aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar através da obra de Deus mediante Cristo Jesus. Há a participação pessoal no processo da santificação por Deus, procurando entender melhor a vontade de Deus através da Sua Revelação, procurando estar em comunhão permanente com Deus através da oração, através da comunhão com os irmãos da Igreja, que também fazem parte do processo de comunhão com Deus. Mas nada disso se aproveitará se Deus não estiver aperfeiçoando, firmando, fortificando e fundamentando. Portanto, não adianta conhecer muito bem a Bíblia, não faltar nem um domingo à Igreja, porque nem por isso está sendo santificado.

Hebreus 13.20-21 – “Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna aliança, vos aperfeiçoe em todo o bem, para cumprirdes a Sua vontade, operando em vós o que é agradável diante dele, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém”.

Aquele que nos aperfeiçoa, para fazermos a vontade d’Ele, para a glória de Deus. Deus não nos aperfeiçoa para sermos bonitinhos e simpáticos, nós somos aperfeiçoados para a glória de Deus. Hebreus 11.34 diz: “extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros”. Através de quem os judeus fizeram tudo isso? Por que eles eram o máximo? Não. Foi pela graça de Deus. Gideão com seus 300 homens foram instrumentos de Deus para a vitória. Josafá também viu

a vitória de Deus, pois ficou vendo Deus agir no meio do exército inimigo, matando-se uns aos outros no meio da noite. Pela fé em Deus colocaram-se nas mãos do Senhor e foram instrumentos de Deus para a vitória. E tudo isso é pela graça de Deus.

O eleito é objeto da graça de Deus. A manifestação da graça vai se dar no momento de acordo com a vontade d’Ele. Pode andar a vida inteira como o ladrão da cruz e ter a manifestação da graça de Deus, cinco segundos antes de expirar. Deus continua manifestando a Sua graça através de cada um de nós. O processo da santificação é decorrente da graça divina e se manifesta em doses para nós. A graça é distribuída àqueles que Deus escolheu para distribuir e no tempo que Ele resolveu distribuir. A eleição é objeto da graça, mas enquanto não vier a chamada do Espírito Santo e a regeneração, não haverá o novo padrão de vida, porque não nasceu de novo ainda. O plano de salvação inclui eleição, justificação e regeneração. A pessoa só está salva quando completa o ciclo. Em nenhum momento se vê na Bíblia a palavra Graça ligada à recompensa material. Do mesmo jeito que os ímpios prosperam, mesmo que não ganhem na loteria, prosperam. Entra a teoria da prosperidade, que se baseia na teoria dos amigos de Jó: se você está sendo bem sucedido, é porque você esta sendo bonzinho e Deus o está abençoando. Se não vai bem é porque você não foi bonzinho e Deus está te castigando. Quem decide a hora da conversão não é o indivíduo, é Deus. No momento que o Espírito Santo chamar a pessoa vai mudar. Aquele que diz que vai deixar para se converter na hora da morte, Deus pode não lhe dar tempo para isso, porque pode morrer de repente; nem pode dizer que vai fazer o que quer até morrer, porque ele fará até quando Deus permitir. Pensam assim porque não são transformados.

Temos uma coisa dentro de nós mesmos que chama pecado. Quando nós nascemos de novo e somos regenerados recebemos uma nova natureza. Não significa que a nossa natureza carnal tenha morrido, continuamos sendo carnais, convivendo com a natureza pecaminosa que está dentro de nós. Sempre teremos dúvidas pelo principal motivo do nosso pecado e a nossa relutância em aceitar que algumas coisas de Deus Ele não nos revelou. Nós achamos que precisamos saber. Mas Deus diz: “você não precisa saber”, e diz também: A minha graça te basta. A pessoa escolhida será salva, mas enquanto não passar pelo novo nascimento não está salva. A Graça nos aperfeiçoa, nos firma, nos sustenta, nos leva e nos prepara para entrada na Glória. Este é o objetivo final: entrar na glória junto com Deus.

A graça também se manifesta nos fazendo instrumentos de salvação. O que é instrumentos de salvação? que é diferente do plano de salvação?

Atos 20.24 – Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o Evangelho da graça de Deus.

O Evangelho nos é dado pela Graça. O que é o Evangelho? São as boas novas de salvação. Ele é o instrumento da salvação. Ele não é a salvação. Mas o instrumento da salvação que é o Evangelho pelo qual nós recebemos as boas novas de como nós fomos salvos, nos é dado pela graça também.

Atos 20.32 – Agora, pois, encomendo-vos ao Senhor e à palavra da Sua graça, que tem poder para vos edificar e dar herança entre todos que são santificados.

Não é só o Evangelho que recebemos pela graça, também a Palavra de Deus que nós recebemos é a Palavra da Sua graça. Para quem Paulo está falando? É para os gentios? Ele está falando para os presbíteros da Igreja de Éfeso. Também a Palavra de Deus que recebemos é a Palavra da graça. Essa Palavra tem poder para nos edificar, para nos comunicar da herança que nós recebemos, pois quando somos salvos, junto com a salvação somos adotados por Deus; porque não éramos filhos e passamos a ser filhos de Deus. Como filhos passamos a ser parte da herança e não vai ser recebida em moeda corrente nacional nessa vida. Não podemos exigir de Deus a nossa parte da herança agora.

1ª Pedro 1.23 – pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a Palavra de Deus, a qual vive e é permanente.

Pela Palavra de Deus somos regenerados, somos salvos. É a Palavra que salva? Não. Ela é instrumento. Tanto não é a Palavra que salva, porque se a Palavra salvasse qualquer um que ouvisse seria salvo. Ela é instrumento para levar aqueles que vão ser salvos à salvação, mas ela sozinha não salva. Agora, esta palavra do Evangelho precisa ser anunciada. Como o Evangelho é anunciado?

Efésios 3.8-13 – A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o Evangelho das insondáveis riquezas de Cristo e manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos, oculto em Deus, que criou todas as coisas, para que, pela Igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais, segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor, pelo qual temos ousadia e acesso com confiança, mediante a fé n!Ele.. Portanto, vos peço que não desfaleçais nas minhas tribulações por vós, pois nisso está a vossa glória.

Quem prega, não prega por nenhum mérito de pregador. Quando falo “prega” não é só o pastor no púlpito, mas qualquer um que fale de Cristo para outras pessoas, faz isso pela graça. Que mérito teria eu para falar do Evangelho? Se Paulo, que era Paulo se dizia o menor! Eu sou o menor! Porque só a graça de Deus que permite que eu tenha condição de fazer isso. É um prêmio poder pregar o Evangelho, como é um prêmio poder sofrer por Cristo. O Evangelho, a Palavra e a pregação do Evangelho só acontece pela graça. Da mesma maneira que é pela graça que nós somos...

1ª Pedro 4.10 – Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.

Ou seja, a nossa capacitação para qualquer coisa também vem de Deus pela graça, pela multiforme graça de Deus. A graça de Deus se manifesta de várias formas, inclusive na distribuição dos dons.

Romanos 12.6 – tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada...

Nós recebemos diferentes dons de acordo com a graça de Deus. Eu não mereço receber mais dons ou menos dons. Dom não é a minha habilidade em fazer alguma coisa, não é porque tenho habilidade que Deus me dá o dom, é o contrário. Estamos falando de dons espirituais.

1ª Coríntios 15.10 – Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a Sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo.

Paulo está falando do seu ministério, do seu trabalho como missionário, como pregador, por causa da graça. Porque ele recebeu a graça, ele se esforçou mais. Não é que ele se esforçou para receber mais graça. Não. Porque somos salvos fazemos aquilo que é a vontade de Deus. Não fomos salvos por fazer a vontade de Deus. Mas, porque fomos objeto dessa Graça nos esforçamos mais. Aliás, esta é uma das maneiras que podemos usar conosco mesmos para tirarmos a dúvida se fomos eleitos ou não, porque a nossa vida efetivamente muda.

1ª Coríntios 3.10 – Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém, cada um veja como edifica.

Paulo está falando de uma discussão na Igreja sobre quem será melhor, será Paulo, será Apolo... Paulo está falando que ele só plantou Igrejas pela graça, ele não tinha nenhum mérito em ser plantador de Igrejas. Ele declara que ele plantou, Apolo regou, mas o crescimento vem de Deus (v.6), tanto um como o outro vem de Deus.

2ª Tessalonicenses 2.16-17 – Ora, nosso Senhor Jesus Cristo mesmo e Deus, o nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança. Pela graça, consolem o vosso coração e vos confirmem em toda boa obra e boa palavra.

Toda consolação e esperança que nós recebemos vem também pela graça. Dizendo “pela graça” estou dizendo que não tenho nenhum merecimento, porque graça é favor imerecido. A minha esperança e a minha consolação vem pela graça. Deus nos dá alguma coisa por merecimento, mas quando digo “pela graça” estou dizendo que recebi sem merecimento nenhum.

Atos 27.23-24 – Porque, esta mesma noite, um anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo, dizendo: Paulo, não temas! É preciso que compareças perante César, e eis que Deus, por Sua graça, te deu todos quantos navegam contigo.

Paulo está num navio, indo preso para Roma, quando eles estão chegando na costa da Ásia, vem uma tempestade, todo mundo está apavorado, uma das opções do comandante do navio é jogar todos os presos na água, para ver se o barco fica mais leve. Paulo diz: pela graça nenhum desses que estão dentro do barco vai perecer. Por algum motivo especial Deus, pro Sua graça, preservou todos. Era da vontade de Deus que Paulo passasse o que iria passar em Roma.

Há coisas que são implicitamente pela graça. Se eu não reconhecer algumas coisas como sendo da graça de Deus, significa que eu mesmo não estou entendendo suficientemente o que vem da graça ou não que está escrito na Bíblia. Paulo quando diz que Timóteo era seu filho na fé, ele está dizendo que Timóteo foi gerado por seu intermédio, ele foi o instrumento de Deus para a conversão de Timóteo. Em 2ª Coríntios 8.1 a 7 Paulo vai deixar claro que não é só a nossa relação com Deus que a graça se manifesta, mas a nossa relação entre irmãos e com outras pessoas.

2ª Coríntios 8.1-7 – Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus concedida às Igrejas da Macedônia; porque, no meio de muito prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade. Porque eles, testemunho eu, na medida de suas posses e mesmo acima delas, se mostraram voluntários, pedindo-nos, com muitos rogos, a graça de participarem da assistência aos santos. E não somente fizeram como nós esperávamos, mas também deram-se a si mesmos primeiro ao Senhor, depois a nós, pela vontade de Deus; o que nos levou a recomendar a Tito que, como começou, assim também complete esta graça entre vós. Como, porém, em tudo, manifestais superabundância, tanto na fé e na palavra como no saber, e em todo cuidado, e em nosso amor para convosco, assim também abundeis nesta graça.

A graça de poder ajudar os outros. Eles diziam: “nós queremos a graça de poder colaborar”. Como eu posso colaborar com os outros? Depende de mim? Temos de reconhecer que se podemos colaborar é porque os recursos vêm de Deus. O que eu tenho, não tenho por nenhum mérito meu. Queremos ser participantes da graça de Deus e de participar com Ele.

A Graça, como Deus, é triúna.

Efésios 1.1-2 – Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso e fiéis em Cristo Jesus, graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

Deus Pai é a fonte de toda a graça.

João 1.17 – Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo.

Jesus, então, é a expressão, Ele é a manifestação, Ele é o canal através da qual a graça de Deus se manifestou.

Hebreus 10.29 – De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digo aquele que calcou aos pés o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajou o Espírito da graça?

O Espírito Santo é o Comunicador, o Administrador da graça.


A GRAÇA DE DEUS – Aula ministrada na Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo em 20 de Julho de 2008

Transcrição da Missionária Heloísa Martoni

Bibliografia usada na preparação da aula:

As Institutas – João Calvino
Criação e Consumação – Gerard von Groningen
O ser de Deus – Rev Héber Carlos de Campos
Razão da Esperança – Rev Leandro Antonio de Lima
Teologia Concisa – J.I.Parker
Teologia Sistemática* – Charles Hodge – Ed Hagnos
Teologia Sistemática – Louis Berkhof
(exceto mencionado* todos da Cultura Cristã/CEP)

As citações Bíblicas são da tradução de Almeida - revista e atualizada - Sociedade Bíblica do Brasil

Nenhum comentário: