sexta-feira, 29 de maio de 2009

Os objetos da providência

Falando de instrumentos e objetos, há uma coisa muito importante do ponto de vista da Língua Portuguesa, o sujeito da providência é só um: DEUS. Todos os demais seres não são sujeitos da providência, são instrumentos, porque sujeito é só DEUS. Então, além dos instrumentos temos também os objetos da providência de Deus.

Romanos 11.36 – Porque d’Ele, e por meio d’Ele, e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém.

Se d’Ele, por Ele e para Ele são todas as coisas. Todas, é uma palavra que aparece muitas vezes na Bíblia e, curiosamente, não prestamos atenção; todas ou todos inclui tudo, sem exceção: todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus; todos pecaram. Tudo o que foi criado diretamente por Deus, ou tudo o que foi criado pelos instrumentos que Deus usa, está debaixo do controle de Deus. Nada escapa da providência de Deus. Deus está cuidando de todas as coisas e governando sobre todas as coisas. Todas. Nada podemos fazer que Deus não saiba ou não queira, porque Ele sabe tudo e controla tudo, Deus pode deixar acontecer ou não. Quando falamos “se Deus quiser” é para nós mesmos que falamos, para nos convencer de que só vai acontecer mesmo se Deus quiser.

A Bíblia diz: Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Há um ditado que diz: há males que vem para bem. Há diferença entre a declaração bíblica e o ditado. Qual é? Primeira: o ditado está dizendo que existe mal que não vem para o bem, porque quando diz “há males que vem” ele está dizendo que alguns vêm para o bem e outros não. A Bíblia diz que todas as coisas cooperam. Segunda: o ditado está sendo genérico quanto a aplicação. A Bíblia afirma que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus. Aquele que não ama a Deus está fora, o seu destino final é o inferno. O destino daqueles que não amam a Deus é o inferno, aliás, como diz o Apocalipse, é o lago de fogo; Satanás e o inferno serão lançados no lago de fogo e ficarão ardendo lá eternamente. A chance de salvação é enquanto viver aqui na terra, depois da morte não há mais nenhuma oportunidade. Se quisesse tirar alguém do inferno Deus poderia, porque é Onipotente, mas não é essa a Sua determinação.

Neemias 9.6 – Só Tu és Senhor, Tu fizeste o céu, o céu dos céus e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto há neles; e Tu os preservas a todos com vida, e o exército dos céus Te adora.

Tu os preservas a todos com vida, o céu, o céu dos céus, a terra, os mares, os que habitam no céu, os que habitam na terra e os que habitam nos mares. Preserva tudo e todos. Sobrou nada.

Jó 9.7-8 – Quem sala ao sol, e este não sai, e sela as estrelas; quem sozinho estende os céus e anda sobre os altos do mar.

Os astros estão todos sob o controle de Deus. Quem os colocou lá? Foi Deus.

Hebreus 1.3 – Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do Seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do Seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direta da Majestade, nas alturas.

Sustentando todas as coisas. Ele sustenta algumas coisas? Não. TODAS.

Salmo 136.7-9 – Àquele que fez os grandes luminares, porque a Sua misericórdia dura para sempre, o sol para presidir o dia, porque a Sua misericórdia dura para sempre; a lua e as estrelas para presidirem a noite, porque a Sua misericórdia dura para sempre.

E as coisas vão durar até o final dos tempos, enquanto Deus exercer a Sua misericórdia. Porque no momento final Deus já exerceu a Sua Graça com quem tinha de exercer a Graça, já exerceu a Sua misericórdia com quem Ele tinha de exercer a misericórdia. Deus vai deixar de ser misericordioso? Não, porque a Sua misericórdia dura para sempre. Deus usou a Sua misericórdia por causa do nosso pecado. Quando estivermos no céu, não seremos mais pecadores, não será preciso exercer a Sua misericórdia.

Salmo 147.7-8 – Cantai ao Senhor com ações de graça; entoai louvores, ao som de harpa, ao nosso Deus, que cobre de nuvens os céus, prepara a chuva para terra, faz brotar nos montes a erva.

Deus cuida de cada detalhe, de cada coisa. Jesus disse que não cai um passarinho no campo sem que Ele permita, nem um fio de cabelo! porque Deus concorre com a Sua criação. Não significa que Deus esteja derrubando passarinho ou fazendo o cabelo cair. Nada acontece sem que Ele esteja no controle até o mínimo detalhe.

Mateus 8.28-32 – Tendo Ele chegado à outra margem, à terra dos gadarenos, vieram-Lhe ao encontro dois endemoninhados, saindo dentre os sepulcros, e a tal ponto furiosos, que ninguém podia passar por aquele caminho. E eis que gritaram: Que temos nós contigo, ó Filho de Deus! Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo?Ora, andava pastando, não longe deles, uma grande manada de porcos. Então, os demônios Lhe rogavam: Se nos expeles, manda-nos para a manada dos porcos. Pois ide, ordenou-lhes Jesus. E eles, saindo passaram para os porcos...

Jó 1.11-12 – Estende, porém, a mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra Ti na Tua face. Disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está em teu poder; somente contra ele mãos estendas a mão. E Satanás saiu da presença do Senhor.

Ou seja, Deus não só permitiu, mas Ele está no controle e o diabo tem de obedecer.

Os objetos da providência são todos. Os seres humanos, pegando desde o indivíduo aos coletivos nacionais, vai desde a geração à preservação, até a morte. E também nenhum de nós morre sem que Deus queira, sem que seja da vontade de Deus, principalmente dos salvos.

Eclesiastes 3.1-2, 13 – Tudo tem o seu tempo determinado; e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou... e também que é dom de Deus que possa o homem comer, beber e desfrutar o bem de todo o seu trabalho.

Há tempo para tudo debaixo do controle de Deus, e tudo o que desfrutamos é porque Deus quer. Mas não só nós.

Salmo 36.6 – A Tua justiça é como as montanhas de Deus; os Teus juízos, como um abismo profundo. Tu, Senhor, preservas os homens e os animais.

As montanhas, os abismos também estão debaixo da providência de Deus

Mateus 6.28-30 – E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?

Deus veste o lírio do campo, dá proteção, dá abrigo; e o lírio do campo não é a flor rara cultivada por colecionadores, mas é a florzinha do mato. Jesus pergunta: porque vocês estão preocupados? Deus tem cuidado de vocês mesmo com essa fé tão pequena!

Salmo 4.8 – Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só Tu me fazes repousar seguro.

Insônia não é um problema de sono, é um problema de vida. Em paz me deito e logo pego no sono porque só o Senhor me faz dormir tranqüilo. Até do meu sono Deus cuida.

Eclesiastes 9.1 – Deveras me apliquei a todas estas coisas para claramente entender tudo isto: que os justos, e os sábios, e os seus feitos estão nas mãos de Deus; e, se é amor ou se é ódio que está à sua espera, não sabe o homem. Tudo lhe está aculto no futuro.

Tudo está nas mãos de Deus. Todas as coisas, de todos os dias, todos os Seus filhos.

Salmo 139.16 – Os Teus olhos me viram a substância ainda informe, e no Teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.

Todos os meus dias. Isto não significa que eu não tenha a minha vontade, mas Deus conhece todas as coisas. Deus age não só com os homens, mas Ele age coletivamente com as nações, porque também exerce a Sua providência sobre as nações. Como no tempo de Abraão que Deus passa a criar uma nação, que não existia e passa a existir por José, Moisés, pela saída do povo do Egito, tendo cuidado não só com Seu povo, mas com todos os povos da terra, inclusive com os gentios, porque Ele vai usar os gentios como instrumento de repreensão do Seu povo.

O que acontece? A providência de Deus continua igual. Aquela que Ele usou com o povo de Israel, Ele continua usando até hoje, para o nosso bem, para nos sentirmos bem e também para a nossa correção, como Ele fez com o povo de Israel.


Aula ministrada na Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo

Transcrição da Missionária Heloísa Martoni

Bibliografia usada na preparação da aula:
A providência – Rev Héber Carlos de CamposAs Institutas – João Calvino
Razão da Esperança – Rev Leandro Antonio de Lima
Teologia Sistemática – Louis Berkhof
(todos da Cultura Cristã/CEP)

As citações Bíblicas são da tradução de Almeida - revista e atualizada - Sociedade Bíblica do Brasil

Nenhum comentário: