sexta-feira, 8 de maio de 2009

Providência e outras doutrinas

A Teologia Sistemática procura encontrar as relações lógicas. Ela é um sistema. Ela organiza, ela sistematiza a Teologia. Um sistema é uma coisa que tem relações, então, ela procura entender relações entre as várias doutrinas.

Providência e Soberania – são inseparáveis. Deus só pode executar as obras da providência porque Ele é soberano sobre todas as coisas.

Deuteronômio 4.39 – Por isso, hoje, saberás e refletirás no teu coração que só o Senhor é Deus em cima no Céu e embaixo na terra; nenhum outro há.

Só o Senhor é Deus e não existe mais nenhum. Precisamos tomar cuidado com a tendência de fazer aquela relação entre as forças do bem e as forças do mal, como se pudesse existir 2 forças. Na verdade, só existe uma. Só o Senhor é Deus no Céu, na Terra e debaixo da terra. E nós?

Daniel 4.35 – Todos os moradores da terra são por Ele reputados em nada; e, segundo a Sua vontade, Ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem Lhe possa deter a mão, nem Lhe dizer: Que fazes?

Nós somos reputados por nada!!! Mas vejam que coisa interessante! Apesar de sermos nada, Deus opera por meio dos anjos e de nós! Quando entrarmos no estudo dos agentes da providência, vamos ver que nós somos agentes da providência também, porque é Ele que nos controla. Não há nada nem ninguém que possa impedir que a vontade de Deus se realize, seja lá qual for a vontade de Deus.

Romanos 11.36 – Porque d’Ele, e por meio d’Ele, e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém!

Vamos repetir textos até decorarmos, até ficar gravado em nós, que somos nada diante de Deus, para deixarmos de ser pretensiosos; e também que todas as coisas são d’Ele, por meio d’Ele e para Ele. Tudo o que acontece, seja o bem seja o mal, acontece para Deus, para Sua glória. Ninguém consegue analisar a história no momento em que ela está acontecendo. Mas nós queremos saber de Deus, a razão d’Ele ter permitido aquele acontecimento. Então, dualismo é uma heresia. Alguém diz: “mas o diabo age”; sim, ele age e tem a pretensão de que vai conseguir alguma coisa.

Todo mundo trabalha para Deus – Todo mundo. Não somente nós, mas todo mundo.

2º Samuel 24.1 – Tornou a ira do Senhor a acender-se contra os israelitas, e Ele incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, levanta o censo de Israel e de Judá.

Lembram-se desta história? Foi assim: Deus tinha colocado Davi no trono e deu a ele poder, glória e capacidade, e lhe deu uma ordem: Davi não poderia levantar censo. O censo, naquele tempo, só contava os homens com capacidade militar. Deus estava dizendo a Davi: Você não precisava saber o tamanho do seu exército se confia em mim. O seu exército sou Eu. Mas o povo começou a fazer outras coisas que levantou a ira do Senhor contra Israel. Deus ordenou que Davi não levantasse o censo, mas permitiu que Davi o fizesse para mostrar que Ele é o Senhor e castigar o povo.

1º Crônicas 21.1 – Então, Satanás se levantou contra Israel e incitou a Davi a levantar o censo de Israel.

Deus estava irado contra o povo de Israel e usou Satanás como agente.

Jeremias 27.6-7 – Agora, eu entregarei todas estas terras ao pode de Nabucodonosor, rei da Babilônia, meu servo; e também lhe dei os animais do campo para que o sirvam. Todas as nações servirão a ele, a seu filho e ao filho de seu filho, até que também chegue a vez da sua própria terra, quando muitas nações e grandes reis o fizerem seu escravo.

Nabucodonosor era um homem perverso, mas Deus o chama de “meu servo”. Na parábola dos talentos todos são chamados de servos, tanto os bons como os maus. Agora entendemos que o rei Nabucodonosor foi instrumento nas mãos de Deus para executar a vontade divina, mas o judeu na época não podia entender.

Isaías 44.28 – Que digo de Ciro: Ele é meu pastor e cumprirá tudo o que me apraz; que digo também de Jerusalém: Será edificada; e do templo: Será fundado.

Ciro é outro servo de Deus, para cumprir a Sua vontade. Deus chama Ciro de “meu pastor”!

Isaías 10.5-6 – Ai da Assíria, cetro da minha ira! A vara em sua mão é o instrumento do meu furor. Envio-a contra uma nação ímpia e contra o povo da minha indignação lhe dou ordens, para que dele roube a presa, e lhe tome o despojo, e o ponha para ser pisado aos pés, como a lama das ruas.

Assíria, cetro da minha ira. Deus está dizendo que usará a Assíria como Seu instrumento. Como vemos, mesmo aqueles que desprezam o povo de Deus, são instrumentos de Deus. Hoje, os não crentes, que desprezam a Deus, que desprezam o Seu povo, também são instrumentos de Deus. Quando dizemos que estamos sendo perseguidos pela lei ou por uma autoridade, são instrumentos de Deus.

Romanos 13.1-2 – Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por Ele instituídas. De modo que aquele que opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação.

Paulo estava escrevendo para uma Igreja que estava no centro da autoridade do mundo. Paulo já tinha sido perseguido, apedrejado, chicoteado, preso, pelas autoridades; ainda assim, escreve: toda autoridade é instituída por Deus. Toda: Nabucodonosor, meu servo; Ciro, meu pastor; a Assíria, meu cetro. Toda autoridade instituída por Deus, para nossa disciplina. Todos os moradores da terra estão a serviço de Deus. Se eles são bons servos ou maus servos, é outra história. Devo obediência às autoridades instituídas por Deus, até o limite da Sua vontade. Quando a ordem da autoridade humana está em desacordo com a lei de Deus, então importa mais obedecer a Deus do que aos homens.

Providência e os Decretos de Deus – é bom entendermos que os decretos de Deus são aquelas coisas que Ele resolve desde o antes do antes, que são diferentes das coisas do dia-a-dia. Deus não decretou se vou tropeçar naquela pedra. Deus decretou que vou ser salvo ou se vou me perder.

Isaías 46.8-11 – Lembrai-vos disto e tende ânimo; tomai-o a sério, ó prevaricadores. Lembrai-vos das coisas passadas da antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro, eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim; que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade; que chamo a ave de rapina desde o Oriente de uma terra longínqua, o homem do meu conselho. Eu o disse, eu também o cumprirei; tomei este propósito, também o executarei.

Eu te digo, porque eu te digo desde a antiguidade porque eu já tinha decretado.

Salmo 62.1 e 5 – Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa; d’Ele vem a minha salvação... Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dele vem a minha esperança.

Aí entra de novo aquela questão que somos reputados por nada. A minha alma espera somente em Deus. A minha alma não espera na minha capacidade, na minha competência, na minha força... aí entra o amor de Deus, que é uma coisa fantástica! Lembramos o hino que diz: Não sei porque de Deus o amor a mim se revelou. Por quê? Não sei. Eu sei que foi pela graça e pela misericórdia, mas não sei por quê. Sei que foi para glória d’Ele também. Porque eu, para a glória d’Ele. Porque não outro, para a glória d’Ele.

Soberania e Onipotência também são coisas inseparáveis, porque a providência só acontece pela Onipotência de Deus. Deus só pode cuidar de todas as coisas se tiver poder sobre todas as coisas.

Efésios 1.19 – E qual a suprema grandeza do Seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do Seu poder.

Suprema potência do poder de Deus sobre todas as coisas.

Romanos 4.17 – Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí, perante Aquele no qual creu, o Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem.

O Deus que é capaz de coisas tão impossíveis como criar a partir do nada!

Hebreus 1.3 – Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do Seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do Seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direta da Majestade, nas alturas.

Sustentando algumas coisas? Não. Sustentando todas as coisas.

Providência e a Criação são ambas decorrentes da vontade, da soberania, da onipotência de Deus, mas uma não é a outra. Criação é a ação de Deus fazendo as coisas a partir do nada. Providência são todas as ações de Deus que acontecem depois da criação. Essas ações são em relação a nós, que cremos, a todos os que não crêem e a toda obra criada. Providência vem depois da criação, ela não é a criação continuada. Deus criou. Quando acabou a criação passou a cuidar daquilo que foi criado.

Atos 17.24-25 – O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas. Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois Ele mesmo é que a todos dá vida, respiração e tudo mais.

O Deus que criou todas as coisas é o mesmo Deus que mantém a vida, que dá a vida, a respiração, e também termina a respiração no momento em que Ele determinou. Isto vai determinar uma coisa importante, que a nossa cosmovisão, a maneira como a gente enxerga o mundo. Vamos ver a cosmovisão de quem acredita em Deus e de quem não acredita.

1º Reis 18.17-18 – Vendo-o, disse-lhe: És tu, ó perturbador de Israel? Respondeu Elias: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do Senhor e seguistes os baalins.

Com quem o profeta Elias está conversando? Com o rei Acabe, que chama Elias de “perturbador de Israel”, porque a visão que ele tem do mundo é muito pequena, se limitando ao seu reino. Elias responde: o perturbador é você, pois, Israel está nessa situação porque você deixou o Senhor, que é Senhor de todas as coisas.

Para entendermos a questão da providência precisamos ter certeza absoluta da Soberania. Só podemos entender a ação de Deus em todas as coisas, se acreditarmos firmemente que Deus está no controle de todas as coisas. E quando dizemos todas, são todas mesmo; não são algumas, não são somente as que nos interessam ou as que achamos bonitinhas. Cremos porque está assim na Bíblia em diversos momentos. Primeiro está colocado que Deus não parou de trabalhar. Não podemos pensar que Deus trabalhou até o sexto dia, descansou no sétimo e continuou no descanso, fazendo mais nada. Jesus disse “meu Pai trabalha até agora”. Deus está no controle das coisas que consideramos importantes e das que nós não consideramos importantes, mas Deus considera que precisa estar no controle; Jesus disse que Ele sabe até quantos fios de cabelo nós temos! E quando falamos de Soberania, falamos da vontade soberana de Deus, quando Ele atua e faz, quando Ele usa alguém para fazer ou aquilo que Ele deixa que algumas pessoas façam.


Há uma palavra nova: Concurso. O que é Concurso? No conceito comum é uma prova para trabalharmos na área pública ou estamos concorrendo a alguma coisa. Curso é caminho ou ocorrência, é andar em determinado caminho. Concurso é andar junto. Assim Deus está caminhando ao lado, junto com todas as coisas que acontecem. As coisas boas e as coisas más. Quando afirmamos que Deus concorre para que todas as coisas aconteçam, não estamos dizendo que Deus está fazendo alguém pecar, porque isso seria contra a santidade de Deus. A pessoa peca porque é pecadora, porque ela é má. Deus não está fazendo a pessoa pecar. O fato de a pessoa pecar concorre para que se execute a vontade de Deus. Vamos ver o que aconteceu com José. Os irmãos não gostavam dele. Primeiro jogaram José dentro de um poço, depois o venderam para uma caravana que estava passando. Isso foi uma ação boa? Não. Eles fizeram mal para o irmão, mal para o pai, contaram uma mentira para o pai, dizendo que
encontraram a capa de José cheia de sangue em algum lugar. José foi levado para o Egito, onde foi ser instrumento para salvar a família dele anos depois. E quando os irmãos o reencontram, ficam apavorados e pensam que José vai obrigá-los “a fazer pirâmide para o resto da vida”. Porém, José lhes afirma que o que eles fizeram, não que tenha sido bom, no sentido de ser agradável, mas foi bom para os planos de Deus. Não que Deus tenha feito o mal, mas Deus está concorrendo, está andando junto com todas as coisas. Por isso que lá na frente vemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Todas.

Mateus 24.22 – Não tivessem aqueles dias sido abreviados, ninguém seria salvo; mas, por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados.

Deus resolve tudo o que acontece na história, inclusive a duração das coisas. Jesus está se referindo aos dias de sofrimento e de tribulação. Deus é Senhor da História. A História não acontece por acaso. No nosso vocabulário não deveriam existir as palavras sorte, azar, acaso. Nada acontece por acaso e nem o desenvolvimento da própria História. Deus está no controle de tudo.

Nenhum comentário: