quinta-feira, 24 de abril de 2008

Santos 24 horas

“O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vida do nosso Senhor Jesus Cristo.” ( I Ts 5:23)

Eu tenho um problema sério com esses feriados de dia disso, dia daquilo. Acredito que limitar certas preocupações em relação a comportamentos ou pessoas é o mesmo que limitar esses mesmo comportamentos ou pessoas. Acredito que não exista nada mais machista que o dia internacional da mulher, nem nada mais racista que a semana da raça negra ; faz supor que os demais dias são dos homens e as demais semanas são das outras raças.

O mesmo ocorre na chamada “semana santa”. Se considerarmos santo com o seu sentido de separação , supomos que as demais semanas podem ser profanas. Se considerarmos o sentido de santificação pessoal vamos supor que, no restante do ano, podemos ter uma vida desregrada e afastada de Deus. Essa é a crença da cultura católica romana que permite todo e qualquer pecado nos dias que antecedem a quaresma (o carnaval) e festas profanas no dia seguinte à chamada sexta-feira santa.

Santificação, diferentemente do que muitos crêem, não significa bondade ética ou moral. Muitas pessoas são boa ética ou moralmente sem que, com isso, tenham um vida santificada. Santificação supõe uma vida com relação íntima com Deus, onde o Espírito Santo opera purificando os pecados e habilitando a pessoa para boas obras. Uma vida em que o velho homem (pecador) morreu e o novo homem (salvo) . Santificação não é um momento, mas um processo que dura toda a vida terrena e só se completa no nosso encontro com Deus.

Logo, a pessoa que não foi salva pode ser boa durante a semana santa e imoral em outros momentos. Pode ser pecadora todo o ano e se abster de pecar durante uma semana. Para o verdadeiramente crente isso é impossível. Deus não nos libera do processo de santificação para cairmos na “gandaia” de vez em quando. O Espírito Santo não tira férias para que a sua ação seja interrompida de vez em quando.

Se você é daquelas pessoas que acredita que essa semana é diferente das demais, que é mais “santa” ou mais “solene” que as outras, está na hora de você fazer uma revisão da sua vida com Deus e descobrir que pessoas realmente transformadas estão se santificando em todos os momentos das suas vidas.

Nenhum comentário: