sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Dia de festa

Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam. Tiago 1:12

Tiago era um sujeito que sabia bem o que era passar por dificuldades. Presenciou o sacrifício de Cristo. Viu muitos dos seus pares serem presos e mortos. Vivia no centro da perseguição religiosa ao cristianismo. Passou fome junto com toda a igreja de Jerusalém.

Mesmo assim ele começa sua carta fazendo uma declaração de amor pelas provações. Não diz para as pessoas simplesmente tolerarem as dificuldades mas para se alegrarem. E muito. Momentos de provações deveriam ser motivo de festas. Ser perseguido pelos homens ou pelo Diabo, um privilégio.

Certamente Tiago não era um precursor do masoquismo. Era um homem que conhecia perfeitamente o objetivo de todas aquelas dores. Assim como a prata e o ouro precisavam passar pelo fogo para atingir a pureza, as provações fazem parte do processo de refinação da nossa fé. Não um teste de fé, mas o fortalecimento daquela que já existe nos nossos corações - da mesma forma que não adianta passar uma pedra qualquer pelo fogo, não vai surgir ouro puro se já não existir ouro em estado bruto.

Ele também nos ensina como lidar com a situações de perigo : usando a sabedoria que, como qualquer judeu da época sabia e nós deveríamos saber também, principia no temor de Deus. Ele aprendeu as lições ensinadas por Salomão. Sabedoria é dada se medidas por Deus, basta pedir com humildade e confiar. Mais adiante, Tiago vai explicar porque muitas das nossas orações são desconsideradas por Deus que é um pai sério e não quer que seus filhos mimados e indolentes (engraçado que tem gente que acha que cristianismo é sombra e água fresca, confundem chuva de bençãos com dinheiro caindo do céu).

A provação produz perseverança, uma atitude ativa (muito diferente da paciência que é passiva), o crente quando provado tem uma resposta forte e ativa e, como qualquer exercício, isso gera crescimento espiritual. Nenhum atleta alcança bons resultados sem esforço físico. Nenhum crente recebe a coroa da vida sem esforço espiritual.

Isso não quer dizer que toda provação vem de Deus. Ele testou muitos dos seus servos, para o fortalecimento da fé dos mesmos, mas nunca para induzí-los ao pecado. Dizer que Deus atraiu alguém para o pecado é pecar duplamente e atentar contra a santidade do Criador.

O luterano Bengel já dizia que "as sugestões do diabo não representam perigo, até que elas se tornem as nossas". Se você morder essa isca, não culpe ninguém, a não ser você mesmo. Adão já tentou aplicar esse golpe, culpando Deus (a mulher que o Senhor me deu...) e o resultado nós conhecemos bem.

Você está passando por provações ? Comemore. Você nunca passa por provações ? (humm... algo está errado). Resista ativamente às provocações, se sentir que precisa de ajuda, peça sabedoria a Deus e cresça espiritualmente.

Caso sinta-se tentado a culpar Deus. Tenha um espelho sempre à mão para descobrir o verdadeiro culpado.

Nenhum comentário: