quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Dos mortos só se fala bem

Não queremos , porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais que não tem esperança.(I Ts 4:13)


Eu sempre me surpreendo com o dia de Finados. Pessoas acorrendo maciçamente aos cemitérios a ponto das autoridades do trânsito terem que montar esquemas especiais que facilitem o fluxo das pessoas e dos carros em torno deles. Floriculturas cheias e se enchendo de dinheiro, seja pela quantidade vendida, seja pelos preços que praticam nessa época. Mesmo quando o feriado facilita as viagens de turismo, o panorama não muda muito.

As perguntas são inevitáveis. O que essas pessoas esperam encontrar ? Será que acreditam que os seus queridos que já partiram estão ainda dentro do túmulo aguardando uma visita ? Será que estão apenas cumprindo um rito social ? Ou estão apenas desafogando o seu complexo de culpa por não terem dado a atenção necessária à pessoa quando ela estava viva e acham que visitando o seu túmulo estão compensando essa falta ?

Os crentes da Tessalônica também tiveram dúvidas a respeito do destino dos seus mortos e Paulo , ao escrever para eles, orienta-os para que não sejam ignorantes a respeito desse assunto. É a ignorância que faz com que culturas antigas reverenciem os mortos. Algumas delas justificadamente, pois nunca ouviram o plano de Deus e , portanto, não sabem que a alma daqueles que foram salvos já está com Deus, e a dos que não foram salvos já está eternamente afastada do criador.

Nós não podemos alegar essa ignorância. Sabemos o provável destino daqueles que partiram, os seus frutos , quando estavam vivos, demonstravam de qual lado eles estavam. Também não podemos reverenciar restos mortais corruptíveis, pois temos a certeza que os corpos dos que foram salvos ressuscitarão no último dia recebendo um novo corpo , incorruptível, com os quais passarão a vida eterna.

Nós podemos falar bem dos nossos mortos. Ou não. De qualquer forma é com essas palavras da Bíblia que devemos nos confortar, nunca da forma como se confortam aqueles que não tem esperança.

3 comentários:

Cristiano Torres disse...

prezado irmão(ã) em cristo, estou inaugurando um novo projeto de Top sites Cristão e ficaria muito feliz se seu site participasse, um abraço e fique com Deus.

O endereço do site é
http://christianbynet.com/topsites/

Pod papo - Pod música disse...

Eu acho que existem relamente vários motivos que levam as pessoas aos cemitérios no dia de finados mas, eu acho que a maioria delas vão só para cumprir um rito social! Mas a verdade é que quem já morreu..morreu! Eu acho desnecessário o dia de finados.

Achei muito engraçado aquele desenho ali de cima "quem é vivo sempre aparece" (rsrs)..

Beijos!

Fernanda Costa Lacerda disse...

OLÁ!!
Te indiquei ao premio dardos!

confira:http://fernanda-princess.blogspot.com/2008/09/prmio-dardos.html

Parabéns, seu blog é excelente!

um abraço...