quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Palavras, palavras

A morte e a vida estão no poder da língua... Pv 18:21


Respondendo a Polônio, que lhe perguntava o que lia, Hamlet diz : "palavras, palavras, palavras... "

Ouvindo os nossos políticos na televisão ou algumas pessoas que sempre estão se justificando, tenho muitas vezes me lembro da frase do príncipe da Dinamarca.

Deus nos mostra dezenas de vezes na Bíblia o poder e a fraqueza, o bom e o mau uso das palavras. No decálogo entregue a Moisés, dois mandamento se referem ao uso das palavras, das sete abominações citadas por Salomão (Pv 6), três estão no falar, Cristo menciona várias vezes problemas com as palavras, Tiago dedica um capítulo inteiro da sua carta ao tema.

Palavras são penetrantes, podem ir fundo no coração do homem. Também tem alcance e se ramificam rapidamente.

Palavras, no entanto, não substituem atos, meras palavras levam à penúria (Pv 14:23). Também não alteram os fatos (contra os quais não há argumentos, já diz um dos nossos ditados populares). Além disso, não são nenhuma garantia de ação.

Palavras podem ser hipócritas (disfarçando o que realmente sentimos), falsas (só uma mentirinha), maledicentes (você viu o que o fulano fez?), inoportunas e torpes. Aliás, esse hábito têm se multiplicado entre os cristãos que acreditam que o uso comum de termos chulos os tornam aceitáveis. Esquecem que o testemunho também está no bem falar e que são exatamente eles que deveriam ser diferentes do resto do mundo.

Boas palavras também têm poder, penetração e alcance.

Boas palavras são honestas em qualquer situação, como beijo nos lábios (Pv 24:26).

Boas palavras são poucas, até o tolo quando se cala é sábio (Pv 17:28). Quanto menos falamos menos pecamos, no muito falar não falta transgressão (Pv 10:19)

Boas palavras são calmas. Escuta-se antes de julgar, esperam que os ânimos serenem, influenciam as pessoas e desviam o furor (Pv15:1)

Boas palavras são aptas. Estão sempre preparadas para responder adequadamente, para a edificação.

Tiago diz que quem domina a língua, é capaz de dominar todo o seu corpo.

Você se domina ou é dominado pelas suas palavras ?

Nenhum comentário: