terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Chamados para sermos discípulos (II)

Vasos preciosos

...este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome perante os gentios, e os reis, e os filhos de Israel; At 9:15

No Novo Testamento a palavra vaso “skênòs”, é usada 22 vezes, umas literalmente, outras em sentido figurado: vasos de ouro, de prata, de pau, de barro, de madeira preciosíssima, de bronze, de ferro, de mármore e de marfim. Mas há também vasos vivos uns para honra, outros, porém, para desonra. Os de honra são preparados para toda a boa obra.

Um vaso pode servir só como ornamento, só para ser visto. Mas em termos de utilidade prática, um vaso serve como recipiente, serve para conter algo. A diferença entre os vasos reside naquilo que eles contêm. Não naquilo que aparentam. Estes vasos somos nós, a quem Jesus arrancou da lama, limpou e quer usar. Vasos quebrados em pedaços pelo pecado, mas que o Senhor reúne os cacos e reconstitui, pela ação do Espírito Santo. Ele faz isso por nos amar e para nos usar. O Senhor tem um propósito a respeito destes vasos que somos nós. Quer que sejamos Seus instrumentos...Para dar a conhecer as riquezas da Sua glória.

Somos vasos. Vasos vivos. Vazios ou ocupados? E se ocupados, o que há dentro de nós? Ódio, amargura, indiferença, acomodação, egoísmo? Somos vasos cheios de nós próprios, vasos de barro cheios de barro? Sejamos vasos possuídos e habitados por Jesus, por Ele purificados e usados para ir ao encontro dos cansados e oprimidos, de todo os que sofrem e têm uma existência vazia, levar-lhes a boa nova libertadora, o amor ativo, como instrumentos de Deus.

Jamais parados

Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto ide... Mt 28:18-19a

Chamados, preparados e transformados. Deus não provoca toda essa revolução em nossas vidas para ficarmos sentados em casa ou num banco de igreja. Ele tem um objetivo e uma missão que é comum a todos os crentes. Ainda que tenhamos recebido diferentes dons e tarefas para o trabalho cristão, levar a mensagem da salvação é uma obrigação de todos e de cada um.

A ordem de ir e pregar não foi dada exclusivamente para os que foram vocacionados para serem pastores e/ou missionários. Não é preferencialmente daqueles que tem o dom da oratória ou que são, por natureza, pessoas expansivas.

As nossas desculpas esfarrapadas não servem como justificativa para escaparmos dessa tarefa. Se formos pensar em defeitos e limitações, essas também eram abundantes entre os discípulos de Jesus. A cada um de nós cabe levar a mensagem ao seu amigo, vizinho, colega e até os confins do mundo.

Duvidar da sua capacidade de levar a Palavra é supor que Deus não pode agir nas nossas vidas nos capacitando para tanto. Ou assumir que não estamos tão perto assim dEle.
(continua amanhã)

Nenhum comentário: