quinta-feira, 30 de abril de 2009

Milagres

O que é milagre?

É um acontecimento sobrenatural, inexplicável.

O que é sobrenatural? Sobrenatural é alguma coisa que está além da natureza como nós a entendemos, e não como Deus a entende, porque para Ele não existe o sobrenatural. Sobrenatural é alguma coisa que viola a lei da natureza, que vai contra a lei natural estabelecida.

Já dissemos que há muitas pessoas pensando que Deus criou o mundo, Se assentou no trono e mundo passou a funcionar por sua própria conta e a dona da História é a tal de mãe natureza. Aí acontecem atos subversivos contra a mãe natureza, significando que ela não tem controle de nada e que ela mesma pode ser violada.

Deus parou o sol. Isto significa que Deus intervém quando Ele julga necessário. Isto é uma demonstração clara da providência de Deus, ou seja, Ele continua agindo em relação às coisas que foram criadas.

Precisamos tomar cuidado com o uso da palavra, pois, às vezes, chamamos milagre o que achamos muito legal ou bonitinho. Por exemplo: o nascimento de uma criança é um milagre! Não, não é um milagre, porque faz parte da ordem natural das coisas. Tudo o que tem explicação não é milagre. Milagre é aquilo que não tem explicação alguma pelas leis da natureza como nós as conhecemos. E isso mostra que mesmo essas leis naturais estão debaixo do controle providencial de Deus. Mesmo coisas que são muito boas para nós, não aconteceram obrigatoriamente por milagre.

É preciso cuidado no uso da palavra, para não desvalorizar o que foi efetivamente um milagre. Outra coisa, não tentar naturalizar o milagre, ou seja, procurar uma explicação científica para justificar o milagre. Por exemplo: o povo conseguiu atravessar o Mar Vermelho porque, naquela época, houve um fenômeno meteorológico, bateu um vento muito forte e separou as águas! ou seja, Deus não fez nada! Lázaro ressuscitou por acaso! Já ouvi que a multiplicação dos pães aconteceu porque as pessoas de comoveram com a atitude do menino e resolveram tirar da sacola o lanche que traziam escondido! Porque há pessoas que precisam achar explicação para as coisas inexplicáveis.

Os milagres aconteceram em períodos bastante claros. Como acontecem os milagres? Fisicamente. Onde existe uma concentração grande de milagres? Biblicamente: primeiro há um grande momento, que o momento dos Patriarcas até entrada na terra prometida. Em Gênesis e Êxodo há uma série de milagres. Há alguns momentos da História da revelação onde existe uma concentração. Se for fazer uma contagem dos milagres relatados, o maior número é no ministério de Jesus. Mas temos vários ali no começo, até entrar Josué, e durante o período dos Juízes; no período dos reis já nem tanto. Há um momento que tem uma série de milagres seguidos ali no tempo dos Reinos de Israel e de Judá. Vai ser principalmente na época de Elias e Eliseu. Aí vai acontecer com Jesus e depois no período apostólico.

E hoje? Ninguém pode falar que não existe milagre, mas ao mesmo tempo precisamos tomar muito cuidado com uma porção de coisas que são chamadas de milagres. Primeiro porque sabemos que há muita tapeação. Segundo, porque os milagres sempre tiveram objetivos claros do plano de Deus e, geralmente, vamos ver que nesses momentos o milagre acontecia como algo que comprovasse a Revelação. São grandes momentos de revelação: patriarcas, profetas, Cristo.

Não é preciso mais comprovar a Revelação; não estamos mais nesse momento histórico.

E também há a terceira questão, que preciso muito cuidado: Deus nos avisou que muita gente faria sinais e prodígios, que não viriam da parte d’Ele e que muitos fariam isso em nome de Deus.

Não existe milagre secreto. Os milagres sempre se realizaram na presença de testemunhas. Os milagres de Jesus serviam para mostrar o poder que Ele tinha. De novo, precisamos tomar cuidado porque existem outros sinais que são feitos e também servem para alguma coisa! Vemos curas feitas por outras pessoas. Satanás não está no comando, mas ele tem poder, e ele age com o objetivo de enganar. Em Apocalipse diz que ele virá com sinais e prodígios para seduzir os homens, para as pessoas ficarem entusiasmadas.

Não é pela discussão do milagre ou não que levaremos as pessoas a conhecerem a Jesus. Temos de levar a palavra do Evangelho. Ninguém vai se converter por argumentação lógica.

Não podemos menosprezar o poder de Satanás e nem lhe atribuir poder demais. Ele não é onipresente, onipotente e onisciente. Somente Deus tem esses três atributos. Deus não deu esse poder a nenhuma criatura. Milagre é um acontecimento inexplicável que vai além das leis da natureza como nós entendemos. Então, abrir o mar, parar o sol, ressuscitar mortos é ir além das leis naturais. Eliseu fez o machado boiar; não há lei que explique. Isto é milagre. Agora, se alguém deixa de embarcar num avião que caiu ou sai de um edifício um minuto antes de cair, isto não é milagre, mas a Providência de Deus. Ninguém morre de véspera. Tudo o que tem acontecido com as nações está debaixo do comando de Deus.

Nenhum comentário: