quinta-feira, 10 de abril de 2008

Sois deuses ?


“Asseguro-vos que, se eles se calarem, as próprias pedras falarão” (Lc 19:40)

O homem , desde a criação, tem tentado se igualar a Deus , quando não quer ser mais importante do que Deus. Adão caiu em tentação porque acreditou que comendo do fruto da árvore do bem e do mal deixaria de depender do seu criador. A partir de Adão percebemos através de toda a história bíblica ou laica os esforços que o homem empreende para ser seu próprio deus.

O homem quer ser deus quando , filosoficamente , se coloca como senhor do universo – é nisso que se baseia o humanismo, o antropocentrismo da renascença e dos períodos clássicos até chegarmos no frenesi da auto-ajuda dos dias de hoje – supor que pode se “auto –ajudar “ leva o homem a condição de senhor do seu próprio destino ou, sendo mais popular : a ser senhor do seu próprio nariz.

O homem quer ser deus , na prática, quando procura refazer a criação – um sonho antigo que vem da ficção de Mary Shelley com a história do monstro do Dr. Frankenstein, passando pelo conceitos de eugenia (purificação de raças), até a clonagem de seres vivos que se pratica no dia de hoje (ou alguém é tão ingênuo a ponto de acreditar que ela se destina apenas a melhorar as raças de outros animais ?)

Mas ainda estão na religião – especificamente entre algumas categorias de religiosos – os principais exemplos de pretendentes a deus. Seja nas religiões místicas que defendem a tese de que cada homem é seu próprio deus , até o mais antigo dos ramos do cristianismo – o catolicismo.

Há tempos, o papa João Paulo II pronunciou a seguinte pérola : "A fé, embora seja um dom de Deus, não se desperta nem se mantém, sem a mediação dos evangelizadores". Ou seja, se não fosse através do trabalho dos homens (evangelizadores) Deus estaria perdido, pois a fé no mesmo não estaria sendo despertada nem mantida (sic).

A primeira parte da frase – a fé não se desperta – está dizendo que a obra do Espírito Santo é insuficiente sem a mediação humana. Acreditar nisso é se colocar acima da pessoa de Deus que executa em nós tanto o querer como o realizar . É o próprio Jesus Cristo que diz que se os homens não falarem , Deus usará o seu poder de tal forma que mesmo as pedras falarão. O trabalho de evangelização realizado pelos homens é importante mas, nunca mais importante que a ação de Deus.

A segunda parte – não se mantém – supõe que a fé é algo que pode ser perdido caso não seja alimentada por mãos humanas, quando sabemos que os eleitos não são somente redimidos por Cristo e renovados pelo Espírito Santo, eles também são guardados em fé por Deus.

Dentro do movimento que se diz evangélico, os exemplos também são inúmeros. Entre numa livraria evangélica qualquer e observe a quantidade de títulos de auto-ajuda cristã. Ouça programas de rádio e TV e preste atenção no discurso da auto-suficiência humana - em alguns momentos chega ao ponto de declarar que temos o direito de "exigirmos" de Deus os nossos direitos.

A fé , para muitos desses só se mantém enquanto seu líder do momento (e aí pode preencher com o título que cada um deles se atribui) estiver na crista da onda. Quando esses perdem seu poder (por escândalos ou para a concorrência) seus seguidores os abandonam.

Todos aqueles que estão espiritualmente unidos a Cristo através da regeneração, que é dada de graça pela vontade soberana de Deus, são eternamente seguros nEle. Nada pode separá-los do eterno e imutável amor de Deus.

Mas alguns ainda preferem confiar na capacidade de homens (ou de mulheres, sendo politicamente correto) a confiar em Deus. Não vou me surpreender no dia em que ouvir as pedras clamando.

3 comentários:

Alice disse...

Olá Fábio!! gostei demais desse seu espaço e seus textos são realmente bons e informativos. Possa add aos meus favoritos ?

Passa lá pra me conhecer.

www.verdadesnuas.blogspot.com

www.alicenopaisdopensamento.blogspot.com

abraços

Pereira disse...

Prezado Fábio quero lhe parabenizar pelo blog. O encontrei pesquisando sobre este tema para combater um individuo aqui em minha cidade que está se declarando Deus, o nome dele é Décio Lira, da Igreja Palavra que Cura, por aí já dar pra vc imaginar o tamanho do herege! Abraços e continue a combater este bom combate.

Pereira,

reformaeavivamento.blogspot.com

Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom