quinta-feira, 19 de junho de 2008

Anjos : estudo bíblico

1. Definição : angelos (grego) – mal’âk (hebraico) : mensageiro, enviado. Seres celestiais supernaturais (ou seja, além da natureza como a entendemos), um pouco acima dos homens em dignidade.

2. A natureza dos anjos :
Þ Foram criados por Deus (Sl 148:2-5 ; Cl 1:16) antes do homem (Jó 38:7 – estrelas da alva )
Þ São espíritos e não tem natureza corpórea ainda que tenham, no passado, assumido formas antropomorfizadas (Hb 1:14). Não casam, não se reproduzem. (Lc 20:34-36)
Þ São seres individuais e não a personificação de Deus, tendo poderes mas não os atributos de Deus : onisciência (Mt 24:36; 1 Pe 1:12) ou onipotência (Sl 103:20 ; 2Ts 1:7 ; 2 Pe 2:11)
Þ Também não são seres humanos glorificados ( ninguém “vira” anjo) : 1 Co 6:3, Hb 1:14 e podem ser imperfeitos (Jó 4:18)

3. Tipos de anjos

Þ São uma multidão em número não revelado na Bíblia ( Ap 5:11) Estão organizados em hostes (Rm 8:38 ; Ef 1:21; Cl 2:15)
Þ Existem diversos tipos mas a Bíblia não indica se existe hierarquia entre elas (Cl 1:16). Somente um anjo é chamado de anjo superior (arcanjo) : Miguel (Jd 9)
Þ Somente dois anjos são “nomeados” : Gabriel (Dn 8-9 ; Lc 1) e Miguel ( Dn 10,12 ; Jd 9 e Ap 12:7 )
Þ Querubins : guardiões que Deus colocou à porta do Éden após a queda do homem. Adornavam a arca da aliança e as cortinas do tabernáculo simbolizando a presença de Jeová entre eles. Aparecem em Ezequiel sustentando o trono de Deus.
Þ Serafins : estavam em volta do trono de Deus na visão de Isaías (Is 6: 2-3 ) não havendo outras menções a respeito dos mesmos. Os judeus os consideravam uma ordem superior de anjos.
Por sinal, os querubins e serafins são os únicos que são descritos como tendo asas.
Þ Tronos, domínios, principados e potestades : seres angélicos não descritos em detalhes. Podem ser tanto bons como maus (se caídos).

A Igreja católica divide os anjos em 3 tríades, inclusive criando uma 9a. categoria* – não existe base bíblica alguma para isso : Serafins , querubins e tronos / Domínios, potestades e virtudes*/ Principados, arcanjos e anjos

4. O estado dos anjos : Foram criados santos e perfeitos (Gn 1:31-2:1 Jd 6) Alguns caíram ( 2 Pe 2:4 ; Jd 6): não se diz quando/como, mas certamente antes da queda homem, pois Satanás já estava presente na queda do homem.

5. O trabalho dos anjos:
a) Nem todos os anjos são “mensageiros” (querubins e serafins assustariam as pessoas)
b) Adorar a Deus na sua presença ( Mt 18:10; Hb 1:6 ; Ap 5:11)
c) Assistir , proteger e guiar o povo de Deus ( Gn 19:11; Sl 34:7, 91: 11-12; Dn 3:28, 6:22; At 5:19 , 8:26, 27:23-24)
d) Interpretar a mensagem de Deus (Dn 7:16 , 10:10-21; Zc 1:9,19)
e) Executar os juízos de Deus (Gn 19:12-13; 2 Rs 19:35; Ez 9:2-7; At 12:23 )
f) Assistem o ministério de Jesus (Lc 1:26-38,2:13-14 ; Mt 4:11; Lc 22:43;Mt 28:2-7; At 1:10-11)

6. O trabalho dos anjos caídos :
Þ Satanás = adversário – se opõe a todos os desígnios de Deus (1 Pe 5:8 ; Rm 8:38 ; Dn 10:12-13; Jó 1: 12-13 ,19 ; At 10:38 ; Mt 4: 3 ; Jo 13:27)
Þ Também tem o poder de realizar maravilhas ( 2 Co 11:14-15 ) mas esse poder é restrito pelo Espírito Santo ( 2 Ts 2:7). O destino desses anjos já está definido : Mt 25:41

Esse estudo, intencionalmente, não discute a figura do “Anjo do Senhor”, que muitos entendem como sendo manifestações pré-carnais de Jesus Cristo.

Referências bibliográficas :
BALDWIN, Joyce G. Ageu, Zacarias e Malaquias. Mundo Cristão.1972
Bíblia de Estudo de Genebra –versão revista e atualizada – Cultura Cristã/SBB . 1999
Bíblia Sagrada – versão revista e atualizada – Sociedade Bíblica do Brasil . 1969
DAVIS, John D. Diccionario da Bíblia. Centro Brasileiro de Publicidade. 1928
DOUGLAS, J.D & TENNEY, Merrill C. The new international dictionary of the Bible. Zondervan. 1987
DUARTE, Marcelo. O guia dos curiosos. Cia da Letras. 1996
HENDRIKSEN, William . Colossenses e Filemon. Casa Editora Presbiteriana. 1993.
HODGES, Charles. Teologia Sistemática. Editora Hagnos. 2001
KÜNG, Hans. On being a christian. Wallaby.1976
LOPES, Augustus Nicodemus. A “Batalha Espiritual” em perspectiva in Fé Cristã e Misticismo. Cultura Cristã. 2000.
METZGER, Bruce M. & COOGAN, Michael.D. The Oxford companion to the Bible.Oxford University Press.1993
PORTELA NETO, Francisco Solano. Avaliando as manifestações sobrenaturais in Fé Cristã e Misticismo. Cultura Cristã. 2000.

2 comentários:

Anônimo disse...

Fui indagado por um amigo a respeito de uma situação:
Há alguma citação biblica dizendo que os anjos se manifestam e adoram a Deus ou a JEsus juntamente, fora as citaçoes de Ap 5 e outros em Apocalipse.
Se puder responder algo a respeito.
wesleychasle@hotmail.com

Obrigado Deus lhe abencçoe.

Claudio disse...

Para complementar o texto, mais algumas informações.

Nos três grandes grupos religiosos herdados dos Hebreus - judaico, cristão e muçulmano - os anjos têm descrições e funções parecidas.

Os anjos aparecem em várias doutrinas religiosas diferentes da Cristã. Por exemplo, aparecem no Budismo, Espitirismo, Hinduismo e até na Astrologia.

Seres superiores dotados de asas já eram representados pelos povos antigos, como para os gregos e os assírios.

Há citações sobre categorias angelicais na Bíblia: Serafins, Arcanjos, Querubins, mas sua hierarquia não chega a ser bem claras.

Muitas passagens falam sobre "o" Anjo do Senhor, dando a entender que há um anjo principal, mas não o nomeiam.

A primeira classificação da hierarquia angelical foi proposta por "são" Clemente, no século primeiro: Serafins, Querubins, Éons, Hostes, Potestades, Autoridades, Principados, Tronos, Arcanjos, Anjos, Dominações.

Vários outros teólogos, e até mesmo o escritor renascentista Dante Alighiere, tentaram encontrar na Bíblia e em textos antigos não canônicos traços da ordem hierárquica.

Para os budistas, os anjos são seres luminosos, capazes de tomar formas ilusórias e de comer.

Para o espiritismo são seres que fazem a ponte entre o homem e Deus.

Algumas correntes espiritas acreditam que um espírito pode evoluir e tornar-se anjo, mas isso não se aplica a fé cristã.

Segundo diversas tradições teológicas Lúcifer teria sido um querubim.

O "livro de Enoque", utilizado apenas por algumas facções da Igreja Ortodoxa, fala de mais quatro arcanjos além de Gabriel: Uriel, Ituriel, Amitiel e Baliel.