sábado, 22 de setembro de 2012

Sofrimento Exclusivo dos Cristãos

Pastor Youcef Nadarkhani: ilegalmente preso há 3 anos

 Há sofrimento que só nós cristãos passamos: a perseguição. Porque o sofrimento pode ou não ser decorrente do pecado. Quando ele é decorrente do pecado, nós passamos por sofrimento decorrente do nosso pecado. Para os sofrimentos exclusivos nossos temos de ter resignação, participação, imitação, alegria, simpatia, que é sofrer junto com os que sofrem e glorificar a Deus, mesmo quando o sofrimento decorre do pecado, seja nosso seja de outro.

1º Motivo: a Disciplina

Hebreus 12.4-13Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por Ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. É para disciplina que perseverais, Deus vos trata como filhos; pois que filho há que o pai não corrige? Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos. Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, viveremos? Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da Sua santidade. Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça. Por isso, restabelecei as mãos descaídas e os joelhos trôpegos; e fazei caminhos retos para os pés, para que não se extravie o que é manco; antes, seja curado.

Primeiro sofrimento exclusivo nosso é a disciplina. Vamos sofrer a disciplina por causa do pecado. Apesar de sermos filhos de Deus, ainda, neste nosso corpo, temos pecado, temos a natureza pecadora. A disciplina é conseqüência do pecado. A disciplina não é para o ímpio. Se alguém se julga filho de Deus e não é disciplina, então não é filho (v.8). Deus disciplina a quem ama. O Salmo 73 fala do ímpio que fica sem correção, sem disciplina. A disciplina dos filhos é a conseqüência do amor de Deus. Quando estamos sendo disciplinados estamos sendo alvo do amor de Deus, porque é para o nosso proveito, nosso aperfeiçoamento, em submissão, em santidade. Agora, não significa que a disciplina vai ser agradável, ela implica em sofrimento, porque senão deixa de ser disciplina. A disciplina que sofremos não tem nenhuma proporção com o pecado que cometemos. Quem não recebe disciplina, tem de pagar os seus próprios pecados, vai pagá-los no inferno por toda a eternidade. A disciplina é uma repreensão.

Salmo 32.3-4Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio.

É sofrimento. Apesar disso contemplamos a misericórdia de Deus. Davi sabia muito bem o que tinha feito, mas, como Davi, às vezes, mesmo sabendo o que fizemos errado, demoramos em confessar. Não pedimos disciplina ao Senhor, porque quem pede disciplina é porque pretende continuar pecando. A disciplina é o primeiro sofrimento que é só do cristão; o outro é por causa de Cristo Jesus.

Há alguns motivos de sofrimentos que são exclusivos nossos. O primeiro deles é o único que tem a ver com o pecado. Há um só motivo por causa do pecado e todos os outros são porque somos cristãos. Há um único sofrimento por sermos pecadores e outros por sermos bons cristãos. O único motivo que sofremos por causa do pecado é quando recebemos a disciplina, que é exclusivo dos cristãos. O ímpio não tem disciplina, para ele há somente a justiça de Deus, julgamento para morte. Nós somos disciplinados, repreendidos, mas em nosso caso a justiça recaiu sobre Cristo Jesus. Deus não abriu mão de executar a justiça. A nossa salvação não veio da tolerância de Deus, mas porque Alguém pagou a nossa conta. Temos de nos lembrar sempre disso. A justiça de Deus tem de se manifestar, porque seria contrário à vontade de Deus. Se Deus fosse tolerante, Ele seria conivente e isso é contra a santidade de Deus. Nós não recebemos essa justiça porque fomos justificados, fomos feitos justos em Cristo Jesus. Ele pagou a nossa conta. A diferença entre os ímpios e nós cristãos é essa, porque a justiça de Deus é sobre todos. Agora, não é porque Jesus pagou a conta por mim que não serei disciplinado; o que nada tem a ver com o castigo do ímpio que é eterno.

2º Motivo: a Perseguição por Amor a Cristo

O segundo motivo para o nosso sofrimento é o amor ao Senhor Jesus, pelo fato de sermos cristãos. Por isso somos ofendidos, perseguidos, desconsiderados, maltratados. Há vários motivos para sermos perseguidos:

Pela nossa integridade – Sofremos a perseguição no mundo por sermos certos. No dia-a-dia sofremos muito mais por sermos certos, porque o mundo não é. Quando agimos corretamente, com honestidade, integridade, somos chamados de bobos. No mundo o “esperto” é o errado, o desonesto.

Pela Pregação do Evangelho – Nós sofremos porque pregamos o Evangelho. Sempre que falamos de Jesus, encontramos resistência, encontramos perseguição, que pode não ser de cadeia, ou seja, sermos presos, mas que pode ser uma série de outras formas.

Por sermos fiéis à vontade de Deus – é verdade que seremos completamente fiéis quando estivermos no céu, livres deste corpo de pecado, mas procuramos viver de acordo com a vontade de Deus, como a Bíblia ensina; isto tem a ver com os Dez Mandamentos e com a aplicação que Jesus fez no Evangelho.

Aula ministrada na Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo
Transcrição da Missionária Heloísa Martoni

Bibliografia usada na preparação da aula:

A providência – Rev Héber Carlos de Campos
As Institutas – João Calvino
Razão da Esperança – Rev Leandro Antonio de Lima
Teologia Sistemática – Louis Berkhof(todos da Cultura Cristã/CEP)
As citações Bíblicas são da tradução de Almeida - revista e atualizada - Sociedade Bíblica do Brasil
 
Se você quiser participar do movimento em defesa do Pastor Youcef acesse: http://48hoursforfreedom.org/


Nenhum comentário: