terça-feira, 30 de julho de 2013

Propósito e frutos do sofrimento



O Propósito do Sofrimento

Qual o propósito do sofrimento dos ímpios? A justiça. A justiça é manifestação da santidade de Deus.

Isaías 26.9 Com minha alma suspiro de noite por Ti e, com o meu espírito dentro de mim, eu Te procuro diligentemente; porque, quando os teus juízos reinam na terra, os moradores do mundo aprendem justiça.

Existe a manifestação do castigo de Deus para ensinar, mas nem sempre aprendem. E nós?

Provérbios 3.5-7 Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-O em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal.

A disciplina para a nossa correção. A disciplina não existe sem um objetivo claro da parte de Deus; ela existe para a nossa correção. Deus não tem prazer nisso.

Romanos 5.3-4 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança, e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.

Nós nos gloriamos, nós nos alegramos nessas tribulações, tribulações por causa de Cristo, porque elas constroem o meu caráter.

Filipenses 1.29-30 Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes nele, pois tendes o mesmo combate que vistes em mim e, ainda agora, ouvis que é o meu.

Recebemos o sofrimento como graça, como presente, o sofrimento por amor a Cristo. É uma alegria.

Os Frutos do Sofrimento

Jó 42.5 Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos Te vêem.

Aqui deu fruto. O sofrimento para conhecer melhor a Deus. O sofrimento é bom porque dá frutos. Quais são os frutos do sofrimento?

Hebreus 5.7-8 Ele, Jesus, nos dias da Sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da Sua piedade, embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu.

Cristo Jesus aprendeu a obediência com o sofrimento. O primeiro fruto do sofrimento é a obediência.

Hebreus 2.10 Porque convinha que Aquele, por cuja causa e por Quem todas coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles.

Deus aperfeiçoou Aquele que era perfeito por meio de sofrimento. Outro fruto é o aperfeiçoamento.

Atos 9.15-16 Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel; pois e lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome.

Deus ensinará a Paulo o quanto é bom sofrer pelo nome de Cristo. Outro fruto é agradar a Deus com o nosso sofrimento por causa do Evangelho. Ninguém agrada a Deus sofrendo porque pecou. Deus disciplina a quem Ele ama, mas não significa que Ele goste de ficar disciplinando.

1ª Pedro 2.18-23 Servos, sede submissos, com todo o temor ao vosso senhor, não somente se for bom e cordato, mas também ao perverso; porque isto é grato, que alguém suporte tristezas, sofrendo injustamente, por motivo de sua consciência para com Deus. Pois, que glória há, se, pecando e sendo esbofeteados por isso, o suportais com paciência? Se, entretanto, quando praticais o bem, sois igualmente afligidos e o suportais com paciência, isto é grato a Deus. Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os Seus passos, o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em Sua boca, pois Ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje, quando maltratado não fazia ameaças, mas entregava-se Àquele que julga retamente.

Aula ministrada na Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo
Transcrição da Missionária Heloísa Martoni
Bibliografia usada na preparação da aula:

A providência – Rev Héber Carlos de Campos
As Institutas – João Calvino
Razão da Esperança – Rev Leandro Antonio de Lima
Teologia Sistemática – Louis Berkhof(todos da Cultura Cristã/CEP)
As citações Bíblicas são da tradução de Almeida - revista e atualizada - Sociedade Bíblica do Brasil 

Nenhum comentário: