sábado, 27 de setembro de 2014

Com que roupa?


O sambista Noel Rosa, relatando um momento de agrura financeira, se perguntava com que roupa iria ao samba para o qual tinha sido convidado, uma vez que seu terno já tinha virado estopa. Ele precisava de uma roupa melhor para se dar bem no meio da sua turma.

Não são poucas as vezes que vejo essa dúvida surgir na cabeça dos crentes, afinal nossas igrejas estão cheias de regras, explícitas ou subliminares, inclusive a respeito da roupa adequada para se ir ao culto.

Como bom cristão reformado resolvi recorrer à única fonte de fé e prática que conheço para entender melhor a questão.

Minha memória ainda não estava totalmente perdida e o que descobri não foi muito diferente do que sempre acreditei.

A primeira coisa é que não existe em nenhum lugar da Bíblia referência ao assunto, exceto a recomendação para se trajar com decência e, mesmo esse termo é bastante complicado. De que decência estamos falando? Da decência dos tempos de Moisés, do século XV ou dos nossos tempos da pós modernidade?

A segunda é que no seu papo com a mulher samaritana (ops...na época um homem conversar com uma mulher desconhecida e, ainda por cima, samaritana, era uma indecência), Jesus deixa claro que Deus é espírito, e importa que os seus adoradores O adorem em espírito e verdade, não de terno e gravata ou de tailleur conservador.

Nesse ponto, não custa lembrar que quando escolhemos uma roupa o fazemos para agradar a nós ou aos outros. Se o seu “deus” te julga de acordo com a qualidade ou o gosto da sua roupa e não da sua vida, ele dever ser um desses deuses bem mesquinhos e, certamente não é esse Deus que Jesus menciona.

Não adianta você dizer que está se vestindo da melhor forma para agradar a Deus, pois Ele não dá a menor bola para isso.

Não adianta olhar feio para quem você acha que está mal vestido. O seu julgamento não faz a menor diferença na vida eterna dessa pessoa e, pior, você está fazendo acepção de pessoas, o que contraria aquilo que você diz crer e praticar.

Por fim, o apóstolo Paulo, escrevendo aos Efésios exorta que todos se despojem do velho homem que carregam, o termo significa literalmente desnudar-se. Não, não se escandalize, o apóstolo não está mandando ninguém andar nu por aí, logo em seguida ele informa qual é a nova vestimenta a ser usada.

E a roupa nova é a justiça e a santidade procedentes de Deus. A roupa do homem convertido sinceramente a Deus. A roupa daquele que foi justificado de graça, por meio da fé, não por meio das suas roupas.

Com que roupa espiritual você vai ao culto amanhã?

Nenhum comentário: