segunda-feira, 31 de maio de 2010

A Procedência dos Males Físicos

Quando falamos em procedência estamos falando nos agentes dos males físicos. Vamos começar com:

Os Seres Espirituais – pode ser Satanás e seus demônios, pode ser Deus e Seus anjos. Estamos falando da procedência do mal físico e não das poucas vezes que Deus mandou diretamente que acontecesse alguma coisa; pobreza, peste, doença, calamidade que Deus mesmo enviou. O mal físico não é só provocado por seres maus. O mal físico vem também através de Deus, como nos tempos de Elias que por determinação de Deus a terra ficou três anos e meio sem chuva (1º Reis 17.1; 18.1; Tiago 5.17).

1º Samuel 16.14-16,23 – Tendo-se retirado de Saul o Espírito do Senhor, da parte Deste um espírito maligno o atormentava. Então, os servos de Saul lhe disseram: Eis que, agora, um espírito maligno, enviado de Deus, te atormenta. Manda, pois, senhor nosso, que teus servos que estão em tua presença, busquem um homem que saiba tocar harpa; e será que, quando o espírito maligno, da parte do Senhor, vier sobre ti, então, ele a dedilhará, e te acharás melhor. E sucedia que, quando o espírito maligno, da parte de Deus, vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa e a dedilhava; então, Saul sentia alívio e se achava melhor, e o espírito maligno se retirava dele.

Este trecho fala quatro vezes que veio o espírito maligno, da parte do Senhor, para atormentar Saul. Deus controla tudo. TUDO.

Lucas 13.10-17 – Ora, ensinava Jesus no sábado numa das sinagogas. E veio ali um mulher possessa de um espírito de enfermidade, havia já dezoitos anos; anda ela encurvada, sem de modo algum poder endireitar-se. Vendo-a Jesus, chamou-a e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade; e, impondo-lhe as mãos, ela imediatamente se endireitou e dava glória a Deus. O chefe da sinagoga, indignado de ver que Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que se deve trabalhar: vinde, pois, nesses dias para serdes curdos e não no sábado. Disse-lhe, porém, o Senhor: Hipócritas, cada um de vós não desprende da manjedoura, no sábado, o seu boi ou o seu jumento, para levá-lo a beber? Por que motivo não se devia livrar deste cativeiro, em dia de sábado, esta filha de Abraão, a quem Satanás trazia presa há dezoito anos? Tendo ele dito estas palavras, todos os seus adversários se envergonharam. Entretanto, o povo se alegrava por todos os gloriosos feitos que Jesus realizava.

De novo, alguém é atormentado por um espírito maligno, mas não está dito o porque. Não se pode dizer que toda doença vem de um espírito maligno, mas também não se pode dizer o contrário. Outro motivo é por imputação. Imputação é quando alguém peca e outro sofre a conseqüência. Um exemplo bíblico disso é a história de Acã, registrada em Josué 7. Na primeira batalha Acã desobedeceu a ordem divina e o exército israelita perdeu a batalha seguinte. Outro exemplo é a descendência de Esaú, toda a descendência de Esaú foi punida por causa do pecado de Esaú.

1º Samuel 15.2-3 – Assim diz o Senhor dos Exércitos: Castigarei Amaleque pelo que fez a Israel: ter-se oposto a Israel no caminho, quando este subia do Egito. Vai, pois, agora, e fere a Amaleque, e destrói totalmente a tudo o que tiver, e nada lhe poupes; porém matarás homem e mulher, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos.

O povo de Israel mal saíra do Egito, abatido e fatigado pela escravidão, Amaleque atacou Israel por trás (Êxodo 17.8-14; Deuteronômio 25.17-19). Depois de mais de quatrocentos anos, na época de Saul e Davi, Deus dá a ordem de punição e para não sobrar ninguém.

2º Samuel 12.10 – Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.

Deus está dizendo a Davi que, por causa do pecado dele, a sua descendência toda sofreria o castigo.

Tiago 5.15 – E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.

Se cometeu pecados, ou seja, punido por causa do seu próprio pecado.

Números 12.10-11 – A nuvem afastou-se de sobre a tenda; e eis que Miriã achou-se leprosa, branca como neve; e olhou Arão para Miriã, e eis que estava leprosa. Então, disse Arão a Moisés: Ai! Senhor meu, não ponhas, te rogo, sobre nós este pecado, pois loucamente procedemos e pecamos.

Miriã está passando por isso por causa do pecado dela mesma. Foi uma ação divina mediata, sem usar intermediários.

João 5.17-18 – Mas Ele lhes disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-Lo, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que Deus era Seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.

Deus continua agindo, fazendo, trabalhando.

Oséias 6.1 – Vinde, e tornemos para o Senhor, porque Ele nos despedaçou e nos sarará, fez a ferida e a ligará.

Deus nos despedaçou; Ele fez a ferida. Deus provocou diretamente o mal físico.

Deuteronômio 30.15 – Vê que proponho, hoje, a vida e o bem, a morte e o mal;

Deus está dizendo que Ele pode dar o bem ou o mal, porque Ele é o Senhor sobre o bem e sobre o mal. Israel era o povo escolhido e podia escolher seguir o Senhor ou não.

Amós 3.6 – Tocar-se-á a trombeta na cidade, sem que o povo se estremeça? Sucederá algum mal à cidade, sem que o Senhor o tenha feito?

A pergunta é: acontecerá alguma coisa boa, ruim, mais ou menos, sem que o Senhor o tenha feito, sem que o Senhor esteja no controle?

Isaías 31.2 – Todavia, Este é sábio, e faz vir o mal, e não retira as Suas palavras; Ele se levantará contra a casa dos malfeitores e contra a ajuda dos que praticam a iniqüidade.

Deus é que traz o mal físico; não estamos falando de mal moral, Deus não faz a pessoa pecar. Estamos falando do mal físico, o castigo, o sofrimento, a punição. Há pessoas que pensam que toda doença é castigo imediato de um pecado cometido. A doença pode ser punição pelo pecado cometido, mas não toda doença. Não somos capazes de diagnosticar se a doença é conseqüência de um pecado ou não.

Aula ministrada na Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo
Transcrição da Missionária Heloísa Martoni
Bibliografia usada na preparação da aula:
A providência – Rev Héber Carlos de Campos
As Institutas – João Calvino
Razão da Esperança – Rev Leandro Antonio de Lima
Teologia Sistemática – Louis Berkhof(todos da Cultura Cristã/CEP)
As citações Bíblicas são da tradução de Almeida - revista e atualizada - Sociedade Bíblica do Brasil

Nenhum comentário: